Quatro meses após o lançamento anterior, o Debian  9.5 “Stretch” inclui um total de 100 atualizações de segurança e 91 correções de bugs. Portanto, são diversas atualizações para vários componentes e aplicativos principais.

No entanto, a atualização continua sendo uma versão pontual e não representa uma nova versão da série de sistemas operacionais “Stretch” do Debian GNU/Linux 9, que continua sendo atualizada todos os dias, diz o anúncio do dia 14 de Julho :

[bs-quote quote=”Este lançamento pontual adiciona principalmente correções para questões de segurança, junto com alguns ajustes para problemas sérios. Avisos de segurança já foram publicados separadamente e são referenciados quando disponíveis. Por favor note que a liberação pontual não constitui uma nova versão do Debian 9 mas somente atualiza alguns dos pacotes incluídos.” style=”default” align=”center” author_name=”Debian” author_job=”Desenvolvedores Debian”][/bs-quote]

Deste modo, se você quiser instalar a série de sistema operacional “Stretch” do Debian GNU/Linux 9 em seu computador pessoal sem ter que baixar centenas de atualizações após a instalação, você pode baixar as imagens de instalação do Debian GNU/Linux 9.5 “Stretch”. Assim, elas estão disponíveis para várias das arquiteturas de hardware suportadas, com três ISOs de DVD, Netinstall e uma imagem Xfce.

Ao mesmo tempo, as arquiteturas de hardware suportadas para essas imagens de instalação incluem: 64 bits (amd64), 32 bits (i386), ARM64 (ArArch64), ARMhf, MIPS, MIPS64el (MIPS 64 bits Little Endian), MIPSel (MIPS Little Endian), PPC64el (PowerPC 64 bits Little Endian) e s390x (IBM System z).

Debian 9.0.1

Uma imagem ISO NetInstall também está disponível. Ela suporta as arquiteturas de 64 bits e de 32 bits, bem como as imagens de origem.

As imagens ISO live do Debian GNU/Linux 9.5 “Stretch” já encontram-se disponíveis para download.

Atualizar a Versão do Debian

 

Para atualizar o Debian via terminal basta seguir os seguinte comandos

Verifique a versão instalada :

 

$ lsb_release -a

$ uname -mrs

 

Exemplo de saída :

 

No LSB modules are available.
Distributor ID: Debian
Description: Debian GNU/Linux 9.4 (stretch)
Release: 9.4
Codename: stretch

 

Atualize o sistema :

 

apt-get update
apt-get dist-upgrade

ou

aptitude update
aptitude dist-upgrade

 

É sempre importante manter atualizados os sistemas. Isso evita aplicativos com brechas de segurança e problemas com privacidade e segurança dos dados. Isso tanto para o uso em ambientes pessoais como corporativos.
O anúncio Oficial contendo todas as informações de programas atualizados e corrigidos pode ser acessado por aqui.
Caso queira fazer teste com a versão 10 do Debian disponível para teste basta seguir o seguinte link.

 

 

Explicação do comando top em sistemas Linux

Previous article

Acesse seus sites favoritos no Terminal com o Browsh

Next article

You may also like

More in Notícias