in

Debian adiciona Wireguard

Esta é a mais nova distribuição a anunciar o recurso. Por enquanto, somente na versão Testing.

Debian adiciona outra opção para sistema init

O Debian é a mais recente distribuição Linux lançada a fazer uso do WireGuard dentro de suas compilações de kernel. Há algum tempo o serviço para VPNs vem sendo trabalhado para estrear diretamente no Kernel de todas as distribuições Linux e está previsto para chegar oficialmente em breve. Por enquanto, o recurso está disponível na versão Testing.

Debian segue outras distros e adiciona Wireguard

Lançamento do Debian 10.3 com muitas correções de segurança

O WireGuard é uma das muitas adições importantes ao kernel Linux 5.6. Depois de estar em desenvolvimento há anos e estar disponível como um módulo DKMS fora da árvore, o avanço agora relacionado ao Linux 5.6 provocou a chegada ao código principal. Produtos como o Ubuntu 20.04 LTS também estão sendo enviados com o WireGuard portado para o kernel.

Até agora, o módulo WireGuard não estava sendo construído como parte da configuração do kernel. No entanto, agora ele foi ativado dentro do Kconfig que caiu na árvore do kernel Linux do Debian da noite para o dia.

Em última análise, embora não seja uma surpresa, dados os sucessos do WireGuard, eles o ativariam mais cedo ou mais tarde. Boas notícias para o WireGuard com o Debian 11, pois esperamos ansiosamente por sua adoção contínua.

Para usuários estáveis do Debian existentes em kernels mais antigos e para outras distribuições e sistemas operacionais, consulte a página de instalação do WireGuard.com para obter detalhes de configuração.

Debian Installer renovado

Enquanto o novo Debian 11 está longe de entrar na ase de congelamento, há novidades em relação ao Debian Installer. O instalador Debian Bullseye Alpha 2 foi lançado no lugar da versão alfa de dezembro.

Alguns dos destaques do novo instalador alfa do Debian Bullseye incluem:

  • Agora, o envio com o kernel Linux 5.4.0-4;
  • Várias melhorias de modelo e mensagens de erro mais úteis;
  • Atualizando a imagem do Firefly RK3288 para uma nova versão do U-Boot;
  • Tornando o initrd opcional para sistemas com suporte a Boot-Multi-Path;
  • Suporte para o kit de desenvolvimento Purism Librem 5;
  • Suporte para os laptops OLPC XO-1.75 antigos.

Mais detalhes sobre o lançamento do Debian Installer Bullseye Alpha 2 via Debian.org .

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.