debian-estara-presente-em-varios-dispositivos-moveis

Quem acreditou que o mundo mobile não pertencia ao Debian errou feio. Na última conferência do Debian, a DebConf18 a pauta foi grande, mas não foi deixado de lado o tema de ter o Debian em dispositivos móveis. Foram muitos os dispositivos móveis, mas alguns foram citados com riqueza de detalhes, e claro, a gente separou os citados.

  • O smartphone Purism Librem 5 deve ter suporte satisfatório ao Debian GNU/Linux, especialmente com o “PureOS” da Purism que inclusive é baseado no Debian, logo o Librem 5 deve funcionar ou com o Debian puro ou sua variação. O Purism ainda espera lançar seu primeiro smartphone no início de 2019.
  • O portátil UMPC de 7 polegadas baseado em GPD Pocket Atom pode executar o Debian de forma satisfatória.
  • O PocketCHIP (CHIP) pode executar o Debian GNU/Linux. Este é o computador portátil de US $ 69 desenvolvido com base na placa CHIP de US $ 9. Mas, infelizmente, a empresa por trás do CHIP entrou em insolvência no início deste ano e, portanto, os esforços em torno dele e as informações sobre o andamento do projeto parecem ter cessado.
  • O dispositivo portátil para jogos Pyra, que deve ser lançado em 2018, pode executar o Debian GNU/Linux tranquilamente. O Pyra é o dispositivo ARM dual-core com tela de 720p de 5 polegadas que roda o Debian Linux e foi projetado para rodar vários jogos, por hora o Pyra está atualmente em estado de pré-venda, ou seja, quem quiser vai ter que encomendar.
  • O ZeroPhone também pode rodar Debian, ele usa o Raspberry Pi Zero SBC e pretende ser um “smartphone de código aberto de US $ 50” com conectividade GSM 2G e uma tela OLED de 1,3-polegadas de 128 x 64.

O Purism também estava na conferência e claro, apresentou seus planos para o Debian/PureOS em seus smartphones Librem 5 durante esta sessão. Se você está interessado no Debian em qualquer um desses dispositivos móveis poderá ver o vídeo abaixo.

Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    Como receber notificação de atualizações no painel do Xfce

    Previous article

    Google lança oficialmente o Android 9 “Pie”

    Next article

    You may also like

    More in Notícias