in

Debian habilita suporte para inicialização a partir de sistemas de arquivos F2FS raiz

O F2FS existe desde o Grub 2.04

Lançamento do Debian 10.3 com muitas correções de segurança

Para aqueles que desejam executar o Debian a partir do Sistema de Arquivos Compatível com Flash (F2FS) como sistema de arquivos raiz, esse suporte acaba de estrear. Assim, o Debian habilita suporte para inicialização a partir de sistemas de arquivos F2FS raiz.

O grande detalhe é que o F2FS está disponível há anos. Cada vez mais ele vem sendo adotado, especialmente em dispositivos móveis Android. No entanto, a maioria das distribuições Linux ainda não permite a inicialização a partir de um sistema de arquivos F2FS por padrão. O GRUB 2.04 trouxe suporte ao F2FS com seu lançamento em meados de 2019.

E como é que o Debian habilita suporte para inicialização a partir de sistemas de arquivos F2FS raiz? Veja:

Debian habilita suporte para inicialização a partir de sistemas de arquivos F2FS raiz

O suporte atualizado ao GRUB para poder ler os sistemas de arquivos raiz F2FS tem sido implantado nas distribuições Linux, mas também requer a ativação do módulo. No caso do Debian, esta semana eles adicionaram o módulo F2FS finalmente às imagens UEFI assinadas.

A outra parte do quebra-cabeça do Debian para inicializar a partir do F2FS está a incluir o Suporte ao F2FS como um módulo básico de adição automática para initramfs.

O desenvolvedor do Debian Romain Perier está trabalhando para torná-lo adequado para o Debian executar normalmente a partir das configurações do sistema de arquivos raiz F2FS. Isso também é uma boa notícia para os downstreams como o Ubuntu, que acabam provocando essas mudanças.

Para aqueles como eu que desejam mudar seu sistema de arquivos raiz para F2FS, habilitei o suporte para adicionar o módulo F2FS à imagem assinada pela EFI do grub no Debian. Portanto, a imagem EFI do grub pode carregar configurações, imagens do kernel e initrd de um /boot formatado em F2FS (o grub upstream suporta o sistema de arquivos desde a versão 2.04), disse Romain Perier.

Fonte: Phoronix

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Veja os países que pagam melhor os desenvolvedores

Veja os países que pagam melhor os desenvolvedores

Tails 4.3 Anonymous OS é lançado com criptomoeda Trezor

Tails 4.2 chega com atualizações diretas e nova versão do Tor