in

Dell apresenta melhorias para notebooks com Linux

Aperfeiçoamento atinge principalmente o kernel.

Dell apresenta melhorias para notebooks com Linux

Recentemente, a Dell apresentou algumas melhorias para notebooks com Linux. Os engenheiros responsáveis pelo Linux da Dell continuam trabalhando para melhorar a manipulação do kernel Linux em torno dos sub-states S0ix ACPI para maior economia de energia.

- Anúncios -

Em particular, uma área que tem sido problemática é o driver de rede Intel e1000e que desabilitou anteriormente os fluxos S0ix devido a regressões em alguns sistemas com o controlador i219-LM. O suporte S0ix adequado, porém, agora é crítico, já que a Intel encerrou efetivamente o suporte S3 com os processadores móveis Tiger Lake, forçando assim os estados S0ix para economia de energia.

Dell apresenta melhorias para notebooks com Linux

Dell apresenta melhorias para notebooks com Linux

No entanto, isso é muito mais complicado com o S0ix. Isto porque ele exige que todos os dispositivos e drivers conectados funcionem em conjunto para atingir esses níveis de consumo de energia mais baixos. Então, é fundamental que esses problemas de driver Linux tenham algum tipo de solução. Por outro lado, caso contrário, ele inibe o sistema de desfrutar de economia de energia adequada. Mais detalhes sobre a arquitetura S0ix podem ser encontrados em 01.org da Intel.

Portanto, esta série de patch em andamento vem aprimorando os fluxos S0ix para o chip i219LM com o driver e1000e. Após essas melhorias de driver, o comportamento vai, então, para uma lista branca para sistemas Dell que já passaram em testes. Esses sistemas habilitados incluem hardware Dell Latitude e Precision Comet Lake, bem como seus sistemas Tiger Lake.

Vale a pena notar que os patches incluem a adição de dois sistemas desktop Dell Tiger Lake não relacionados, bem como outro notebook Dell Tiger Lake de pré-lançamento. Será interessante ver esses novos sistemas de desktop e notebook Dell Tiger Lake e bom ver a Dell já trabalhando para validá-los para Linux.

Mais detalhes através da série de patches na lista de discussão do kernel.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Drivers de imagem e impressão para Linux da HP oferecem suporte a Ubuntu 20.10 e Debian 10.6

Drivers de imagem e impressão para Linux da HP oferecem suporte a Ubuntu 20.10 e Debian 10.6

como-executar-comandos-adb-do-seu-navegador

Como executar comandos ADB do seu navegador