in

Desenvolvedor brasileiro cria canivete suíço de programas essenciais para Linux

Conheça o programa KIP-TF.

Uma das reclamações de alguns usuários que partem para o Linux é a dificuldade de encontrar programas. Apesar disso estar mudando rapidamente com o Snap, Flatpak, appimage e os próprios repositórios. Porém, pensando nisso, o desenvolvedor Luiz Alberto Souza fez um verdadeiro canivete suíço que possui várias ferramentas úteis para baixar vídeo do youtube, converter audio, vídeo, documentos, imagens, imagem para texto, site para pdf, configuração gráfica do samba, monitora a volta da internet que caiu, entre outras características.

Desenvolvedor brasileiro cria canivete suíço de programas essenciais para Linux

Se houver dúvidas, existe um manual no próprio programa. Segundo o desenvolvedor, a depender da receptividade ele irá agregar mais funções e melhorar as que existem.
O programa foi feito pensando naqueles que precisam fazer determinada tarefa, mas não tem tempo de pesquisar os comandos, e para os iniciantes, até se acostumarem com o terminal. Mesmo já existindo outras opções gráficas para certos comandos, este programa reúne várias funções em um só, e é possível manipular arquivos em massa com facilidade.

Características do do programa KIP-TF

Desenvolvedor brasileiro cria canivete suíço de programas essenciais para Linux

  • Baixe áudios, vídeos e playlist do youtube, e sites compatíveis com o youtube-dl. Caso tenha algum problema, além de poder atualizar a versão disponível no apt, você pode instalar o youtube-dl_2020, sem ppa, pois o pacote .deb já esta salvo no kip-tf.
  • Converta vários formatos de áudio e vídeo, mp4, mkv, mpeg. mp3, ogg, wma etc;
  • Converte vários formatos de documentos como pdf, docx, odt, xlsx, ods etc;
  • Converta imagens png, jpg, gif etc. para outros formatos, além de mudar sua resolução;
  • Poupe tempo na digitação convertendo imagens em texto, até livros, já que o programa processa arquivos e pastas em massa;
  • Crie uma configuração simples de compartilhamento de rede, sem precisar ter conhecimento;
  • Quando a internet cair, deixe o programa monitorá-la, assim que ela voltar o mesmo te avisará com um sinal sonoro;
  • Quando instalamos uma versão do Linux, temos que configurá-la, instalando programas prediletos, removendo outros, configurando o firewall, configurando o Conky. O programa cria um script que automatiza este processo através de suas respostas, o script roda independente do Kip-tf e ele gera um script reverso, que desfaz tudo;
  • Teste e aplique uma resolução do monitor, mesmo que ela não apareça nas configurações do Linux e depois de testado, caso queira, o kip-tf pode gerar um script que automatiza esta mudança de resolução;
  • Compare listas, busque uma palavra ou frase em arquivos texto em massa ou renomeie arquivos e pastas em massa;
  • Transforme seus scripts em pacotes .deb, assim você pode adicionar arquivos, ícones, inicialização ao seu script, dependências, autoria, comentários, além de criar uma instalação fácil peculiar dos pacotes .deb;
  • Instale ou atualize programas Linux, necessários para um bom funcionamento do Kip-tf;
  • Desinstale os programas referentes ao kip-tf que são instalados na opção 12;
  • Um manual simples, pois é um programa intuitivo com suas perguntas.

Quem estiver interessado, é importante saber que só funciona em Debian, Ubuntu e derivados. O programa pode ser baixado no seguinte link:

Nota: Uma nova versão foi disponibilizada e um novo artigo foi publicado, clique na janela abaixo para que você seja direcionado para a nova versão:

Kip-tf é um programa que ajuda usuários com comandos do Linux