in

Desenvolvedores do Facebook trocam Ubuntu pelo Fedora

No entanto, a maior parte usa Windows ou macOS.

Desenvolvedores do Facebook trocam Ubuntu pelo Fedora

Entre os funcionários do Facebook que usam Linux, a escolha principal mudou do Ubuntu para o Fedora. Porém, agora eles começaram a aumentar o uso do CentOS Stream também. Entretanto, esse pessoal usa principalmente Windows e macOS em seus laptops e desktops, Descubra o motivo de desenvolvedores do Facebook trocarem Ubuntu pelo Fedora.

Michel Salim do Facebook apresentou na conferência virtual FOSDEM 2021 do fim de semana passado sobre o aparato interno de desktops da empresa. Embora o Facebook seja conhecido por seu uso do CentOS em servidores, quando se trata do Linux em desktops de seus funcionários, o Fedora é o preferido, mas com suporte crescente para CentOS Stream.

Empresa recomenda sistema da Canonical, porém, desenvolvedores do Facebook trocam Ubuntu pelo Fedora

O Facebook recomendou internamente versões LTS do Ubuntu no passado para seus funcionários. Entretanto, mudou para o Fedora ao ser capaz de reaproveitar grande parte de sua infraestrutura interna para lidar com CentOS em seus servidores. Ao usar o Fedora em seus desktops, eles também descobriram que ele “serve como um ponto de integração para direcionar recursos para o CentOS”. 

Com o uso do CentOS em servidores do Facebook em vez do Ubuntu, há um melhor ajuste com Fedora/CentOS Stream no desktop. Ter Fedora e CentOS Stream nos dispositivos dos funcionários também é uma postura oficial para aqueles que desejam executar o Linux. É que apesar dessa recomendação da empresa pelo Ubuntu LTS, eles tinham de se virar praticamente sozinhos na manutenção do sistema. Assim, dada a proximidade entre o Fedora e CentOS Stream, preferiram fazer a troca. Porém, como dissemos, o Windows e o macOS continuam sendo as plataformas mais comuns para os laptops e desktops de seus funcionários.

Outras novidades

Além dos repositórios padrão do Fedora e do próprio repositório interno do Facebook, eles também habilitam o RPM Fusion em seus desktops e também suportam o uso de Flatpaks. O uso do Fedora no desktop pelo Facebook também é o motivo pelo qual os engenheiros do Facebook têm colaborado e conduzido mudanças recentes do Fedora, como endossar o uso do sistema de arquivos Btrfs por padrão, habilitando a compactação transparente do sistema de arquivos Btrfs Zstd, habilitando o systemd-OOMD por padrão, cópia RPM -on-write e muito mais.

Entre as razões pelas quais o Facebook está buscando o CentOS Stream no desktop está para servir como uma versão estável, compatibilidade binária, atualizações de segurança pontuais e sua estreita relação com o Fedora. O Facebook também apóia a nova iniciativa CentOS Hyperscale. O Facebook espera oferecer suporte total ao CentOS Stream em seus desktops este ano.

Veja este conjunto de slides (PDF) do FOSDEM 2021 para mais detalhes sobre o uso do Fedora e do CentOS Stream pelo Facebook em seus desktops e laptops internos.

VLC receberá uma nova interface este ano e uma nova versão web

VLC receberá uma nova interface este ano e uma nova versão web

aquisicao-da-arm-pela-nvidia-preocupa-empresas-como-qualcomm-microsoft-e-google

Aquisição da ARM pela NVIDIA preocupa empresas como Qualcomm, Microsoft e Google