in

Qual versão LTS do Ubuntu utilizar em 2018 ou 2019?

qual-versao-versao-lts-do-ubuntu-utilizar-em-2018-ou-2019

Escolher um sistema para desenvolver nosso trabalhos nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, é possível utilizar alguns critérios durante este processo de escolha, e assim evitar problemas futuros. Hoje, vamos tratar sobre a escolha entre versões LTS do Ubuntu. Atualmente, temos o Ubuntu 16.04 LTS e o Ubuntu 18.04 LTS que estão com suporte ativo por longos anos, o Ubuntu 14.04 LTS terá seu ciclo comum de suporte encerrado já em 2019.

Quais os critérios para escolher uma versão Ubuntu LTS

Quando falamos de escolha de distribuições sempre é um grande dilema. De um lado encontramos os amigos que são fãs desta ou daquela distribuição, e que acabam turvando a visão clara e objetiva que devemos ter antes de escolher uma ambiente para melhorar nossa produtividade.

A referência ao Ubuntu é devido a popularidade do sistema, mas acredito que qualquer distribuição LTS deva ter o mesmo tratamento em torno da proposta de estabilidade e segurança. Porém, vale conhecer bem o fluxo de desenvolvimento da distribuição que você pretende escolher.

O principal critério é, sem dúvida, a maturidade dos pacotes do sistema, e obviamente, a segurança. De forma particular, eu nunca utilizo sistemas lançados recentemente, eles podem conter erros ou falhas graves, e que precisam de um tempo para serem reportadas e corrigidas.

Agora, em dezembro de 2018, temos a versão do Ubuntu 14.04 LTS que como é sabido, tem suporte de 5 anos, e assim encerra o ciclo no ano que vem, em 2019. Então, neste cenário, a versão ideal é o Ubuntu 16.04 LTS, e no ano que vem, você pode usar sem medo o Ubuntu 18.04 LTS.

Porém, você não precisa fazer a troca de forma emergente. Portanto, se ainda estiver usando o Ubuntu 16.04 LTS, só atualize para o Ubuntu 18.04 LTS se realmente julgar necessário.

Considere esse tempo como uma maturação. É preciso que alguns erros de pós lançamento sejam corrigidos. Afinal de contas, as versões LTS do Ubuntu podem não trazer grandes mudanças ou novos recursos. No entanto, vêm com correções e otimizações.

Perfil de usuário LTS

Usuários do Ubuntu LTS geralmente são aqueles que precisam de estabilidade, e segurança. Os pacotes básicos de desenvolvimento do Ubuntu LTS sempre são atualizados, e não atrapalham o desenvolvimento de nenhuma atividade.

No entanto, os usuários que gostam mesmo de testar novos recursos do Ubuntu, a versão LTS não é recomendada, e sim as de ciclo menores como o Ubuntu 18.10 que atualmente é ovacionado como o mais bonito da categoria, o suporte desta versão é de 9 meses e por conseguinte, as versões LTS são de 5 anos.

Esta é um dica com base nos critérios que usamos para escolher uma versão LTS em torno do Ubuntu. Contudo, você pode observar e analisar o desenvolvimento de outras distribuições, se elas garantem estruturalmente estabilidade. Então, você pode escolher outra além do Ubuntu. Porém, se o foco é apenas ter os pacotes mais recentes, é bom pensar com calma.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Como instalar arquivo AppImage no Linux

Como executar arquivo AppImage no Linux

como-instalar-apenas-as-atualizacoes-de-seguranca-no-ubuntu-e-derivados

Como instalar apenas as atualizações de segurança no Ubuntu e derivados