in

Desenvolvedores do Fedora discutem a ideia de pacotes com “manutenção leve”

A discussão está genrando certa polêmica entra desenvolvedores.

A distribuição Fedora não para de inovar e prepara algumas surprsas para a próxima versão do sistema operacional. Os chamados Fedora stakeholders e o pessoal da Red Hat têm discutido a ideia de ter um repositório de pacotes “com manutenção leve” (ou alguns metadados RPM para indicar essa manutenção leve). Essa mudança atingiria pacotes que são muito novos, não recebem muita atenção ou é simplesmente usado como uma dependência de construção para outros pacotes.

Nos últimos dois meses, houve este ingresso FESCo em torno da ideia de ter um novo repositório para servir pacotes “com manutenção leve”. Neste contexto, trata-se de:

  • pacotes que são usados apenas como dependências para outros pacotes, porém, improváveis de serem usados em escala;
  • pacotes com vulnerabilidades de segurança abertas que não são corrigidas ou são apenas mais “brutos” do que o normal para os padrões de empacotamento do Fedora.

Pode ser um repositório Fedora separado (lembra dos dias do Fedora Extras?) que pode ser desabilitado por padrão ou indica o status do pacote por meio de metadados RPM. Como se vê no link acima, as discussões estão acaloradas, sem que se tenha um consenso em torno deste assunto.

Desenvolvedores do Fedora discutem a ideia de pacotes com “manutenção leve”

O Fedora 33 CoreOS Test Day foca no teste do FCOS baseado no Fedora 33. O próximo fluxo do FCOS já está baseado no conteúdo do Fedora 33, que em breve estará em teste e estável . Para se preparar para o conteúdo que está sendo promovido para outros streams, as equipes Fedora CoreOS e QA organizaram um dia de teste na sexta - feira, 06 de novembro de 2020 (resultados aceitos até quinta - feira, 12 de novembro ). Consulte a página wiki para obter links para os casos de teste e materiais de que você precisará para participar. Leia abaixo para obter detalhes.

Na reunião FESCo desta semana (logs) nenhuma ação foi realizada pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora neste momento. Eles estão encorajando as partes interessadas a primeiro debater mais amplamente o assunto na lista de discussão de desenvolvedores do Fedora. Então, a partir disso, enviar qualquer proposta de mudança formal para consideração em versões futuras do Fedora. Portanto, por enquanto, ele está apenas esperando para ver como funciona. No entanto, pelo menos alguns desenvolvedores estão interessados neste conceito.

Fedora 33

A distribuição Fedora 33 CoreOS recebeu até ontem (12/11) os resultados de testes feitos na primeira semana do mês. Em breve, devem lançar a versão estável.