Desktop Unity 7.7 ganha novo sabor UnityX com suporte a Wayland

Assim, o sistema passa a oferecer mais opções de personalização e estará disponível juntamente com o Unity 7.7 na versão Ubuntu Unity 23.04.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Uma boa surpresa para quem é fã do ambiente de trabalho Unity, que foi resgatado há algum tempo depois de ser descontinuado pela Canonical e que agora existe de forma independente, tendo virado um dos sabores oficiais da distribuição Linux. É que o novo desktop Unity 7.7 ganha novo sabor UnityX com suporte a Wayland.

O ambiente de desktop Unity e o mantenedor do Ubuntu Unity, Rudra Saraswat, anunciaram detalhes sobre a continuação do esforço UnityX, uma variante do desktop Unity7 com recursos extras e suporte para tecnologias GNU/Linux mais recentes.

O UnityX (anteriormente UnityX 10) foi inicialmente projetado como o próximo grande lançamento do ambiente de desktop Unity usado pelo sabor oficial do Ubuntu Unity. No entanto, parece que o UnityX agora está sendo desenvolvido como uma versão do próximo lançamento do Unity 7.7 , que oferecerá mais opções de personalização.

Embora pareça muito com o Unity7, esse novo sabor vem com alguns benefícios interessantes sobre o Unity7, como o uso sem Compiz, a capacidade de usar um gerenciador de janelas de sua escolha (sim, você poderá usar o Wayland ), substitua ou remova o painel superior, bem como a capacidade de ajustar a opacidade do Unity Dash e Launcher.

O UnityX também vem com um HUD totalmente novo baseado no Plotinus, uma paleta de comandos semelhante ao HUD para aplicativos GTK3, que suporta mais aplicativos do que o HUD do Unity7 e pode abrir vários aplicativos ao mesmo tempo.

Desktop Unity 7.7 ganha novo sabor UnityX com suporte a Wayland

Além disso, o aplicativo System Settings permitirá que você altere a maioria das configurações da área de trabalho do UnityX, e também há uma nova maneira de configurar o UnityX e substituir seus componentes.

O suporte para o sistema de plug-in/widget UWidgets do Unity 7.7 também estará disponível, juntamente com um novo indicador de sessão, o indicador de aparência do Unity7 e a capacidade de abrir arquivos diretamente do menu global.

Tanto o UnityX quanto o Unity 7.7 chegarão como parte do lançamento do Ubuntu Unity 23.04 (Lunar Lobster) no final de abril de 2023. Até então, aqueles que desejam experimentá-lo agora podem instalá-lo manualmente seguindo as instruções fornecidas por o desenvolvedor na página GitLab do projeto.

Se você achar a instalação manual complicada, ainda poderá testar o UnityX antes de seu lançamento final nos repositórios de software do Ubuntu, Arch Linux, Gentoo e Manjaro Linux nas próximas semanas. Até lá, confira a postagem no blog de Rudra para ver esse novo sabor do Unity7 em ação!

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.