Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

03/08/2021 às 08:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Ambiente de desktop UnityX 10 apresenta novos designs de painel e barra lateral

Ambiente de desktop UnityX 10 apresenta novos designs de painel e barra lateral

Os desenvolvedores responsáveis pela distribuição Ubuntu Unity Remix anunciaram um novo marco de desenvolvimento de seu próximo ambiente de desktop UnityX 10. Anunciado no início de maio, o UnityX é o sucessor do Unity7. Assim, a próxima versão principal, o UnityX 10, está planejada para o final deste ano como parte da próxima distribuição Ubuntu Unity Remix 21.10, que, é claro, será baseada na próxima versão do sistema operacional Ubuntu 21.10 (Impish Indri).

O UnityX apresenta os recursos centrados no teclado do Unity7 e se destina a computadores normais e pequenos tablets com teclados e palmtops.

O ambiente UnityX 10 promete novos recursos em comparação com Unity7, incluindo um novo design de barra lateral para o inicializador de aplicativos e a visualização de aplicativos abertos, um novo painel com ícones da bandeja do sistema, incluindo ícones de Wi-Fi, Bluetooth e PulseAudio autônomos, um atalho de Logout, como bem como um iniciador de aplicativos e atalhos de “aplicativos abertos”.

Ambiente de desktop UnityX 10 apresenta novos designs de painel e barra lateral

Ambiente de desktop UnityX 10 apresenta novos designs de painel e barra lateral

O novo painel também mostra o uso de RAM, CPU e bateria, bem como a data atual com a hora ao lado, e permite que você acesse facilmente os atalhos do teclado. O UnityX 10 também contará com suporte para notificações do sistema, um novo utilitário de configurações e foi reescrito no Fish, enquanto partes dele ainda são escritas no Python 3.

Você pode verificar a nova aparência do próximo ambiente de desktop UnityX 10 nas imagens acima, cortesia da equipe de desenvolvimento do UnityX. Do mesmo modo, e se você quiser compilá-lo em sua distribuição de escolha do GNU/Linux baseada no Debian ou Ubuntu, você pode baixar o binário DEB do segundo Release Candidate aqui.

Contudo, lembre-se de que esse trabalho ainda está em andamento. Portanto, use-o de acordo com seus próprios critérios e evite a instalação em um ambiente de produção. Assim, alguns recursos podem estar ausentes ou incompletos, e você deve esperar a presença de bugs. 

Principais novidades

  • Inclui um novo design de barra lateral para o inicializador de aplicativos e a visualização de aplicativos abertos;
  • Widgets adicionados;
  • Adicionadas notificações do sistema;
  • Adicionados ícones de bandeja;
  • Os programas separados de WiFi, Bluetooth e PulseAudio foram substituídos por ícones de bandeja;
  • O inicializador de aplicativos e os atalhos de ‘aplicativos abertos’ foram movidos para o painel;
  • Adicionado botão de logout;
  • Adicionado tempo próximo à data.

Do mesmo modo, pode acompanhar o progresso do desenvolvimento do UnityX na página de lançamentos do GitLab do projeto.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.