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Desenvolvedor consegue executar DOOM dentro de um compilador TypeScript: Um feito inovador

Em um feito que desafia as expectativas, um desenvolvedor conseguiu executar o icônico jogo DOOM dentro de um compilador TypeScript, utilizando um runtime WASM criado especificamente para este propósito. Este projeto não apenas destaca a flexibilidade do TypeScript, mas também redefine os limites do que é possível em programação.

Como Foi Possível?

Dimitri Mitropoulos, o desenvolvedor por trás deste projeto, passou um ano trabalhando para criar uma máquina virtual WASM totalmente funcional dentro do sistema de tipos TypeScript. Esse processo envolveu a implementação de 116 instruções de WebAssembly, desde operações aritméticas até o gerenciamento dinâmico de chamadas, além do controle de memória e processamento de números binários em literais de string.

TypeScript types can run DOOM

Desafios e Conquistas

A complexidade do projeto é evidente: foram criados 20 milhões de tipos específicos por segundo no compilador, resultando em um tempo de renderização do primeiro quadro de DOOM de 12 dias. O tamanho final do projeto alcançou impressionantes 177 TB, equivalentes a 3,5 trilhões de linhas de tipos TypeScript.

O Impacto da Inovação

A execução de DOOM dentro do compilador TypeScript é mais do que uma curiosidade técnica; é uma demonstração de habilidades avançadas em TypeScript, WebAssembly, máquinas virtuais, e o próprio funcionamento interno do compilador TypeScript. Esse feito também destaca a robustez e versatilidade de DOOM como plataforma de teste para inovações tecnológicas.

Por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

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