Gecko Linux

Duas distribuições Linux acabam de anunciar versões atualizadas. Devuan e Gecko lançam versões estáveis de seus sistemas operacionais. Devuan é um fork do Debian e o GeckoLinux é baseado no openSuse. Neste post, confira algumas das principais novidades dessas distribuições.

Devuan

Os “Veteran UNIX Admins” anunciaram o lançamento do DevuLu GNU + Linux 2.0.0, uma nova versão estável do projeto que derivado do Debian que surgiu no final do ano de 2014. O principal objetivo do projeto é fornecer uma variante do Debian sem as complexidades e dependências do systemd, um sistema init e gerenciador de serviços originalmente desenvolvido pela Red Hat e mais tarde adotado pela maioria dos outros Distribuições Linux.

Devuan

A distribuição adotou o Xfce como seu desktop padrão. A segunda versão do Devuan é baseada no Debian 9.0 e carrega um código “ASCII”. O Devuan 2.0 ASCII é executado em várias arquiteturas. As imagens de CD e DVD do instalador, bem como as imagens ISO dinâmicas e live  estão disponíveis para i386 e amd64. Imagens prontas para uso podem ser baixadas para várias plataformas ARM e SOCs, incluindo Raspberry Pi, BeagleBone, OrangePi, BananaPi, OLinuXino, Cubieboard, Nokia e Motorola, vários Chromebooks, assim como para VirtualBox, QEMU e Vagrant

Apesar de vir com XFCE, as ISOs do instalador do Devuan 2.0 ASCII oferecem uma variedade de ambientes de desktop. Assim, estão disponíveis também os ambientes KDE, MATE, Cinnamon, LXQt. Do mesmo modo, outros disponíveis após a instalação. Para obter mais detalhes sobre a distribuição, acesse a página com anúncio de lançamento e as notas de lançamento. Para baixar as ISOs, acesse:

Devuan

Gecko Linux

Gecko desktop

Por outro lado, o GeckoLinux é uma distribuição baseada no openSUSE.  Além disso, ele possui foco no fornecimento de uma plataforma de desktop amigável com codecs multimídia prontos para uso. O projeto publicou duas novas versões: Static 150, baseado na edição Leap estável do openSUSE, e GeckoLinux Rolling 999,  baseado na versão rolling release do openSUSE.

Uma grande variedade de opções de área de trabalho personalizadas está disponível. Após a instalação, o GeckoLinux continuará a receber atualizações das infraestruturas do openSUSE e Packman. Assim, o sistema instalado pode ser atualizado sem problemas para futuras versões do openSUSE. Ao mesmo tempo, ele mantém sua configuração exclusiva do GeckoLinux. 

Mais informações sobre as duas edições podem ser encontradas nos anúncios de lançamento (StaticRolling). Download (Static , Rolling)

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

The Linux Foundation se pronuncia sobre venda do GitHub

Previous article

Atualização deixa Flatpak mais rápido

Next article

You may also like