in

6 dicas para Proteger a Webcam do seu Computador contra Invasores

Evite sua exposição, saiba como proteger a webcam do seu computador!

seguranca-webcam

No ápice da era digital, estamos cercados de câmeras por todos os lados – inclusive dentro de nossas próprias casas através dos smartphones e webcams. É através dessas câmeras que realizamos nossas reuniões de trabalho e conversamos com nossos familiares e amigos.

Mas você sabia que as câmeras de notebooks e webcams podem sofrer ataques de hackers e cibercriminosos? Quando estão com a segurança vulnerável, esses dispositivos estão sujeitos à invasão de pessoas mal-intencionadas.

As invasões permitem que essas pessoas consigam visualizar e até mesmo gravar as imagens capturadas pela webcam, a fim de usá-las para chantagens e aplicação de golpes.

Para impedir que isso aconteça, preparamos este post com 6 dicas para evitar que hackers invadam a câmera do seu PC. Continue lendo!

1.   Desligue ou desative

Manter a webcam desligada enquanto você não está utilizando é a forma mais simples de evitar invasores e espiões.

Se você usa uma webcam não integrada, é interessante mantê-la desconectada do computador e só conectar na hora de usar. Caso o dispositivo seja integrado ao seu computador, é possível desativar através das configurações do sistema operacional.

2.   Gerencie os programas com acesso a webcam

Quando a webcam está em uso por algum programa ela geralmente exibe um sinal de luz ligada. Mas, em casos de invasão, os hackers podem ter acesso à câmera mesmo com o sinal luminoso desligado.

No Gerenciador de Dispositivos do seu computador você consegue saber quais programas têm acesso à sua webcam e decidir quais deles terão ou não permissão para isso.

3.   Atualize os programas

Manter os programas atualizados é super importante, já que quando estão desatualizados funcionam como portas de entrada para vírus, malwares e programas espiões feitos por criminosos.

As atualizações permitem a correção de falhas e brechas na segurança pelos desenvolvedores dos programas, mantendo sua webcam e seu PC seguros.

4.  Cuidado com links suspeitos

Não clique em links suspeitos, já que eles têm potencial de esconder arquivos maliciosos que geram uma baita dor de cabeça para o usuário.

Também evite baixar programas de origem duvidosa: um simples app de fotos ou chat pode estar ocultando um programa espião. Fique atento!

5.   Não conecte seus dispositivos a redes públicas

Esta dica é válida para notebooks e smartphones: evite conectar-se a redes Wi-Fi gratuitas sem ter alguma proteção ativa. O ideal é contar sempre com a proteção de uma solução de segurança multidispositivo para inibir o acesso de hackers e pessoas mal-intencionadas à sua webcam ou câmeras do celular.

6. Cobrir a webcam é válido?

Sim! Caso você não se sinta muito seguro com sua webcam integrada, basta colocar uma proteção ou até mesmo uma fita para tapar a visão da câmera. Quando for utilizar essa funcionalidade, basta remover a proteção.

Conhece outras formas de proteger sua webcam de invasões e hackers? Compartilhe com a gente nos comentários!

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.