Acaba de chegar a nova versão 7.6 do software de gerenciamento de fotos de código aberto digiKam. O programa renovou e traz muitas melhorias e aprimoramentos importantes. Assim, o digiKam 7.6 lançado com AppImage Build aprimorada e suporte a JPEG-XL.
A versão 7.6 do digiKam apresenta várias melhorias em sua compilação do Linux AppImage. O digiKam 7.6 AppImage permite o suporte ICU dentro de sua compilação de estrutura Qt. Assim, o Qt 5.15 LTS é o kit de ferramentas agora usado para a compilação AppImage, e as estruturas libraw e KDE também foram atualizadas para esse pacote.
Após um mês de manutenção ativa e outra enorme triagem de bugs, a equipe do digiKam tem o orgulho de apresentar a versão 7.6.0 de seu gerenciador de fotos digitais de código aberto. Veja abaixo a lista dos recursos mais importantes que acompanham esta versão.
Há muito tempo, o empacotamento do AppImage sofria de uma importante falta de suporte a Componentes Internacionais para Unicode (ICU). Normalmente, o digiKam e o Showfoto lidam com a string internamente usando o Qt, mas a estrutura não foi compilada com a biblioteca ICU para lidar adequadamente com toda a codificação de string usada no mundo.
O principal efeito colateral deste recurso não suportado é a falta de capacidade de usar caracteres não latinos em campos de pesquisa de texto, por exemplo, enquanto os usuários consultam o banco de dados com uma seção específica de texto em alemão usada em nomes de arquivos (também conhecido como ä, Ä, ö , Ö, ü, Ü).
Com esta nova versão 7.6.0, o suporte ICU com o framework Qt foi corrigido.
digiKam 7.6 lançado com AppImage Build aprimorada e suporte a JPEG-XL
O digiKam 7.6 adiciona suporte ao formato de imagem JPEG-XL como outra mudança notável. O digiKam 7.6 também corrige inicializações lentas no macOS, tempo de carregamento reduzido para arquivos TIFF no Windows, correções de usabilidade em relação ao manuseio de geolocalização e uma ampla variedade de outras correções.
Com esta versão, cuidamos da atualização do framework Qt com uma versão LTS. Desde o Qt 5.15.2, o framework só é publicado de forma privada para os clientes registrados da Qt Company. Por acaso, o projeto KDE lida com a empresa Qt para fornecer um lançamento contínuo de todo o framework Qt, incluindo todos os patches mais importantes. Este é o patch da coleção Qt usado a partir de agora pelo pacote digiKam AppImage. Isso permite que o digiKam se beneficie de correções importantes para suportar a versão mais recente do banco de dados Mysql e Mariadb no plugin QtSql.
Mesmo que o Qt 5.15.3 seja lançado apenas como código aberto, um ano depois do 5.15.2, continuaremos a usar o Qt Collection Patch, já que o último lançamento do Qt5 do cliente é 5.15.8. Portanto, existe novamente uma séria lacuna entre as versões de código aberto e de cliente do Qt.
Mais detalhes sobre o digiKam 7.6 em digiKam.org.