in

Diretora garante que GitHub não discrimina desenvolvedores

Polêmica surgiu após um comunicado oficial do Github vetando participação de desenvolvedores em países em conflito com Estados Unidos.

Diretora garante que GitHub não discrimina desenvolvedores

Na Open Source Summit Europe da França, Erica Brescia, COO do GitHub, disse: “99% dos projetos de software são construídos em código aberto”. Com 96 milhões de projetos de código aberto de todo o mundo usando o serviço, o GitHub deve saber do que fala. Assim, a diretora do GitHub garante que o serviço não discrimina desenvolvedores.

Brescia acrescentou:

Nestes tempos geopolíticos cada vez mais difíceis. [Muitas] empresas decidiram bloquear geograficamente o acesso a seus produtos para o Irã, Síria e Crimeia, mas o GitHub adotou uma abordagem diferente. Deixamos todos os nossos repositórios de código aberto disponível para desenvolvedores nesses países.

Diretora garante que GitHub não discrimina desenvolvedores

Dito isto, GitHub ainda está bloqueando o acesso a repositórios privados para desenvolvedores em países sob sanções comerciais dos EUA. Isso inclui Crimeia, Cuba, Irã, Coréia do Norte e Síria.

Tyler Fuller, consultor geral do GitHub, explicou:

As sanções são complexas e foram originalmente projetadas para regular o comércio de bens e serviços mais tradicionais, especialmente produtos financeiros. … Dedicamo-nos a permitir que o maior número possível de desenvolvedores em todo o mundo participe da comunidade de código aberto e siga os lei.

Brescia continuou:

Estamos trabalhando com os formuladores de políticas para expandir o acesso ao GitHub aos desenvolvedores nesses locais. Acreditamos que o acesso ao GitHub e à comunidade global de código aberto é importante não apenas para o desenvolvimento contínuo de software, mas também para o livre fluxo de informações com desenvolvedores em todo o mundo.

Por quê? Porque o desenvolvimento de software de código aberto está longe de ser um fenômeno centrado nos EUA.

O GitHub também está dolorosamente ciente da guerra comercial entre EUA e China. Mas, como Brescia apontou no próximo relatório State of the Octoverse do GitHub sobre os projetos de software do GitHub :

Hoje, oitenta por cento de todas as contribuições de código aberto vêm de fora dos EUA. Os dois principais mercados para desenvolvimento de código aberto fora dos EUA são China e Índia. Esses mercados, embora tenhamos milhões de desenvolvedores, continuam a crescer mais rapidamente do que qualquer outro, com uma média de cerca de 30% ao ano.

Diretora garante que GitHub não discrimina desenvolvedores
A China não é apenas um consumidor de software de código aberto, e não é apenas nos projetos do GitHub. Os chineses agora são o terceiro maior bloco de desenvolvedores que contribuem para os programas da Cloud Native Computing Foundation.

Isso inclui um trabalho significativo no Kubernetes, um programa de orquestração de recipientes mais quente que quente. Como disse o Dr. Ying Li, vice-presidente de VMware na Grande China, recentemente:

A crescente comunidade de código aberto na China oferece benefícios a longo prazo para nossos clientes, bem como para as tecnologias que estamos desenvolvendo. Quando você tem uma comunidade, há mais pessoas para trocar idéias e mais agilidade no que diz respeito à solução de problemas. Queremos agregar valor à comunidade global e aos nossos clientes e incentivar ativamente nossos desenvolvedores e engenheiros a contribuir com a comunidade de código aberto.

O valor do desenvolvimento de código aberto sempre veio da idéia de que é melhor para todos se compartilharmos nosso trabalho do que tentar restringi-lo. O verdadeiro software de código aberto é sobre acesso aberto ao código para todos, em qualquer lugar. Como os eventos recentes mostraram, até a Microsoft agora percebe, aceita e se envolve com entusiasmo com o código aberto simplesmente porque faz sentido para os negócios o uso do método de código aberto.

Assim, Brescia continuou:

Na China, estamos investindo na melhoria do acesso ao GitHub na China e trabalhando na criação de uma equipe lá. E, novamente, para aqueles que estão familiarizados com a política dos EUA é um momento desafiador para fazer isso, mas achamos que é nosso dever, e acho que é nosso dever como um grupo garantir que continuemos a construir pontes com os desenvolvedores.

O GitHub espera que outras pessoas participem de seus esforços para manter o código aberto verdadeiramente aberto em todo o mundo. Brescia concluiu:

Encorajo todos vocês a trabalharem com seus formuladores de políticas para que suas vozes sejam ouvidas e para garantir que todos nos unamos para lutar pela liberdade dos desenvolvedores.

Fonte: ZDNet

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Valve proíbe negociação de chave do CS:GO

Valve proíbe negociação de chave do CS:GO

como-transcrever-automaticamente-o-audio-para-o-texto

Como instalar o conversor de áudio gratuito Fre:ac no Ubuntu