in

GitHub bloqueia desenvolvedores em países que enfrentam sanções comerciais dos EUA

Se você usar os serviços on-line do GitHub em um país que enfrenta sanções dos EUA, poderá estar prestes a ser expulso de todas as ofertas, exceto as mais básicas.

GitHub bloqueia desenvolvedores em países que enfrentam sanções comerciais dos EUA

A polêmica está lançada. O GitHub começa a bloquear desenvolvedores em países que enfrentam sanções comerciais dos EUA. Há um debate sobre a liberdade de expressão depois que o GitHub, da Microsoft, “restringiu” a conta de um desenvolvedor baseado na região da Criméia, na Ucrânia. O usuário pegou o serviço para hospedar seu site e software de jogos.

O GitHub disse esta semana a Anatoliy Kashkin, um cidadão russo de 21 anos que vive na Crimeia, que “restringiu” sua conta do GitHub. Então, a empresa alegou que foi “devido aos controles comerciais dos EUA”.

Kashkin usa o GitHub para hospedar seu site e o GameHub, um lançador para sistemas Linux que combina jogos do Steam, GOG e Humble Bundle em uma única interface de usuário.

GitHub bloqueia desenvolvedores em países que enfrentam sanções comerciais dos EUA

GitHub bloqueia desenvolvedores em países que enfrentam sanções comerciais dos EUA

Kashkin diz que o GitHub informou a ele nesta semana que restringiu sua conta, apontando para sua página sobre os controles comerciais dos EUA, que lista Crimeia, Cuba, Irã, Coréia do Norte e Síria como países que enfrentam sanções dos EUA.

Como o desenvolvedor relata, o site https://tkashkin.tk, que está hospedado no GitHub, agora retorna um erro 404. Ele também não pode criar novos repositórios privados do GitHub ou acessá-los.

Embora seu site possa ser facilmente transferido para outro provedor de hospedagem, o bloqueio representa um desafio para seu trabalho no GameHub. Isso porque ele já possui audi?ncia consolidada.

O GitHub tem muitos recursos úteis e é seguro assumir que muitas das pessoas interessadas no GameHub já usam o GitHub, escreveu Kashkin.

Quais as alternativas?

Outros usuários do GitHub sugeriram que ele use outros serviços de hospedagem, como o GitLab ou o Atlassian, que executa o serviço BitBucket Git.

No entanto, o primeiro está sediado nos EUA. Enquanto o segundo foi fundado na Austrália, mas também está listado na bolsa NASDAQ dos EUA desde 2015. Portanto, isso significa que ambos provavelmente precisarão cumprir as mesmas sanções comerciais.

O GitHub oferece aos desenvolvedores um formulário de apelação para contestar restrições. Porém, Kashkin disse à ZDNet que, neste momento, não há nada a ganhar com a apelação da restrição.

É apenas inútil. Minha conta é sinalizada como restrita e, para desmarcá-la, tenho que fornecer uma prova de que não moro na Crimeia. Na verdade, sou um cidadão russo com registro na Crimeia. Estou fisicamente na Criméia, e eu estou vivendo na Criméia toda a minha vida, disse ele.

Detalhes das restrições

GitHub bloqueia desenvolvedores em países que enfrentam sanções comerciais dos EUA

Para desenvolvedores como Kashkin, o texto sobre as restrições do GitHub também não é exatamente útil.

Para usuários individuais, que não são restritos pelas sanções econômicas dos EUA, o GitHub atualmente oferece serviços restritos limitados nesses países e territórios. Isso inclui acesso limitado aos serviços de repositório público do GitHub apenas para comunicações pessoais, diz o documento.

Como o GitHub observa em sua página sobre controles comerciais dos EUA, as sanções dos EUA se aplicam ao seu serviço de hospedagem online, o GitHub.com. No entanto, seu software pago no local – voltado para usuários corporativos – pode ser uma opção para os usuários nessas circunstâncias. Ele também afirma estar em discussões com reguladores dos EUA sobre como corrigir a situação.

Os usuários são responsáveis ??por garantir que o conteúdo que eles desenvolvem e compartilham no GitHub.com está em conformidade com as leis de controle de exportação dos EUA. Então, isso inclui o EAR (Regulamentos de Administração de Exportação) e o ITAR, diz o GitHub.

A oferta de serviços hospedados em nuvem disponível no Github.com não foi projetada para hospedar dados sujeitos ao ITAR e atualmente não oferece a capacidade de restringir o acesso ao repositório por país. Se você estiver procurando colaborar no ITAR ou em outros serviços de exportação, dados controlados, recomendamos que você considere o GitHub Enterprise Server, a oferta local do GitHub.

GitHub bloqueia desenvolvedores em vários países que enfrentam sanções comerciais dos EUA

Kashkin não é o único desenvolvedor de uma nação sancionada pelos EUA que recentemente enfrentou problemas no GitHub. Ele disse que amigos na Crimeia enfrentaram recentemente restrições semelhantes relacionadas à sanção.

O GitHub também está impondo restrições no Irã. Hamed Saeedi, um desenvolvedor baseado no Irã, postou uma queixa no Medium, alegando que “o GitHub bloqueou minha conta e eles pensam que eu estou desenvolvendo armas nucleares”.

O desenvolvedor afirma usar o GitHub desde 2012. Assim, ele diz que recentemente recebeu um e-mail do GitHub sobre controles de comércio, muito parecido com o Kashkin. Portanto, ele também diz que o GitHub bloqueou todas as contas iranianas.  

Devido às restrições da lei de controle comercial dos EUA, sua conta do GitHub foi restringida, avisou o GitHub. 

Para contas individuais, você pode ter acesso limitado a serviços gratuitos de repositório público do GitHub apenas para comunicações pessoais, continuou.

O GitHub o guiou para a página de controles de comércio do serviço. Do mesmo modo, ofereceu um link para a página de apelações.

Fonte

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

WhatsApp pode permitir usar a mesma conta em vários dispositivos

WhatsApp pode permitir usar a mesma conta em vários dispositivos

Plasma Mobile continua melhorando

Plasma Mobile continua melhorando