Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

27/07/2021 às 16:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Disney e Lucasfilm contratam youtuber que tentou melhorar ‘The Mandalorian’ com deepfakes

Disney e Lucasfilm contratam youtuber que tentou melhorar 'The Mandalorian' com deepfakes

O multimilionário estúdio da Disney, que também controla a Lucasfilm resolveu recorrer a um youtuber para tentar melhorar suas produções com o usso de deepfake. Especificamente, o que chamou a atenção dos estúdios foi a perfeição em relação a cenas da série de filmes Star Wars. Os estúdios precisaram recorrer à tecnologia para rodar cenas dos atores com a mesma aparência eles tinham há 40 anos ou mais. Um grande desafio, com certeza. Porém, eles recorreram a outras técnicas que sofreram muitas críticas dos fãs da produção. Assim, resolveram ver como o uso de deepfakes poderia melhorar as cenas.

No caso do youtuber Shamook, mostrar seu trabalho na rede de vídeos do Google rendeu um ótimo contrato com os estúdios. Ele já é bem conhecido pelos seguidores por fazer deepfakes de filmes famosos. No caso específico, a cena que chamou a atenção da Disney foi a seguinte:

Assim, a LucasFilm, de propriedade da Disney e produtora de todas as coisas Disney +, acaba de contratá-lo para seus deepfakes em ‘The Mandalorian’, ‘[Rogue One] (Rogue One)’, ‘ Solo ‘, etc.

Disney e Lucasfilm contratam youtuber que tentou melhorar ‘The Mandalorian’ com deepfakes. Um contrato que vai melhorar Shamook e LucasFilm

Disney e Lucasfilm contratam youtuber que tentou melhorar 'The Mandalorian' com deepfakes
Cena do filme Rogue/Youtube

Dada a história do universo de ‘Star Wars’, é lógico que, no futuro, a Disney e a LucasFilm continuarão a usar CGI (imagens geradas por computador) para trazer personagens como Leia ou o jovem Luke de volta à vida. Mark Hamill ainda está vivo, mas evidentemente não tem mais idade suficiente para representar seu personagem de mais de 40 anos atrás, então Disney (e outros como Scorsese em ‘O Irlandês’ ) recorrem a CGI.

Na opinião de muitos fãs, essas representações da Disney não alcançaram bons resultados. A missão de Shamook é mostrar como eles poderiam ter sido se a empresa tivesse usado deepfakes com os rostos dos atores em vez de gerá-los por computador. A priori, os resultados são espetaculares. Entretanto, também há críticos. Eles argumentam que fatores importantes sobre o trabalho e as limitações que a Disney tem ao realizá-los não são levados em consideração.

Poderia melhorar

O próprio Shamook reconheceu nos comentários de seu vídeo para ‘The Mandalorian’ que o deepfake estava longe de ser perfeito (em comparação com a forma como algumas pessoas os elogiaram):

Infelizmente, não há muito que eu possa fazer para melhorar o tempo de animação/boca, se eu tivesse acesso à filmagem de corpo duplo antes de aplicarem o CGI. O deepfake definitivamente seria uma melhoria. Espero que alguma filmagem de bastidores seja lançada então você pode tentar. Além disso, eu só tive 4 dias de folga para fazer esse deepfake antes das férias. Não estou 100% satisfeito com a qualidade, mas aqui está mesmo assim.

Contudo, bom ou não, a LucasFilm parece ter gostado, e com certeza ambas as partes vão poder melhorar seu trabalho aplicando as técnicas que já usavam para fazer o trabalho oficial e do canal no Youtube. Shamook comentou em seu canal do YouTube que se juntou à ILM/LucasFilm como “Artista sênior de captura facial”. No entanto, continuará enviando material para seu canal próprio.

Via Gizmodo

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.