Distribuição brasileira Linuxfx será baseada no Linux Mint e traz novo assistente que interage com usuário

O sistema operacional Linuxfx agora possui um assistente que pode entender e interagir perfeitamente com o usuário. O novo recurso faz parte da versão Linnuxfx 10.6 que está na fase de estágio beta final. Entretanto, na verdade, o novo assistente de voz é um aprimoramento da ferramenta Helloa. Segundo o desenvolvedor do projeto, Rafael Rachid, a distribuição brasileira  agora possui um assistente totalmente funcional. No entanto, por enquanto, ela atende apenas comandos em português e inglês. Segundo Rachid, novas linguagens serão adicionadas com o tempo.

Distribuição brasileira Linuxfx será baseada no Linux Mint e traz novo assistente que interage com usuário

 

No entanto, a maior novidade fica mesmo por conta da mudança da base do sistema. O Linuxfx 10.6 abandona o Ubuntu 20.04.1 e adota o Linux Mint. Rachid afirma que isso garantirá a implementação de diversas melhorias. Um vídeo com as mudanças está disponível.

Como você pode ver a seguir, o novo Helloa usa o Google Assistente. Com os comandos de voz, dá para abrir novas pastas, programas como Terminal, gerenciador de dispositivos, monitor e tudo que faz parte do sistema. Portanto, isso é feito com um simples comando de voz, que está muito mais aperfeiçoado.

Se você falar alguma coisa em inglês, o Helloa também vai atender ao comando enviado, respondendo, do mesmo modo, naquele idioma. Assim, você poderá praticamente dispensar o uso do mouse para acessar alguma coisa.

https://www.youtube.com/watch?v=VGxKDdMJi18&feature=youtu.be

Então, ele consegue copiar com cada vez mais perfeição, várias funções do Windows. Na verdade, ele já se parece muito com o sistema da Microsoft. Tanto assim que recebe o codinome de Windowsfx. Porém, isso é apenas a aplicação de temas e ícones sobre o ambiente Cinnamon, não por acaso o mesmo do Linux Mint.

Características do novo Linuxfx/Windowsfx 10.6

Cinnamon 4.6

  • MS Windows .exe amd .msi compatível com duplo clique;
  • Pbis e Closed em diretórios (CID) para Active Directory;
  • Ferramentas Linuxfx Core (painel de controle e outras ferramentas);
  • Wine + Linuxfx tools para .MSI e .EXE com um clique duplo fácil;
  • Ferramentas de rede Samba + Linuxfx para rede simples.

Acesse este link para conhecer todos os recursos e baixar a versão de testes. Portanto, a distribuição brasileira Linuxfx será baseada no Linux Mint e traz novo assistente de voz Helloa que interage melhor com usuário.

Distribuição brasileira clone do Windows, Linuxfx 10.5 é lançada

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile