Linux Mint WebApp Manager transforma sites em aplicativos de desktop

Mesmo tendo se passado cerca de dois meses desde a chegada do Linux Mint 20 “Ulyana” não param de surgir novidades em relação à distribuição. De lá para cá, o sistema recebeu várias correções de bugs. Assim, a equipe já trabalha no lançamento da versão 20.1. Agora, no último blog mensal, o fundador do Linux Mint, Clement Lefebvre, revelou o sistema de gerenciamento WebApp, um dos recursos que eles estão trabalhando para implementar no próximo Linux Mint 20.1.

Linux Mint WebApp Manager transforma sites em aplicativos de desktop

O WebApp Manager é claramente inspirado no gerenciador de aplicativos SSB (Site Specific Browser) ICE do Peppermint OS. O recurso permitirá que você transforme seu site favorito em um aplicativo de desktop independente.

Depois de criar WebApps, você não precisa abrir seus sites específicos nas janelas e guias do navegador. Em vez disso, você pode executá-los em uma janela sem cabeçalho com seu próprio perfil de navegador, como um aplicativo de desktop.

Site do YouTube em execução como aplicativo da web

Você pode até iniciar seu website-cum-webapp diretamente do menu do aplicativo e alternar rapidamente para ele usando o painel ou o seletor Alt-tab.

Alternando para o aplicativo da Web usando Alt-Tab
Semelhante aos aplicativos de desktop, você também pode fixá-lo em seu painel para iniciá-lo rapidamente ou acessá-lo sem pesquisar.

Aplicativo da web fixado no painel

Como obter o gerenciador WebApp para Linux Mint?

Se você mal pode esperar para conhecer o WebApp Manager, pode baixar a versão Beta disponível aqui. Embora o beta inclua todos os recursos, ele ainda não oferece suporte completo à tradução para todos os idiomas.

Portanto, você pode esperar pela versão estável que certamente chegará ao Mint 20.1 com os seguintes recursos:

  • Um novo ícone e nome genérico;
  • Uma nova interface de usuário;
  • 100% de compatibilidade para frente e para trás com ICE;
  • Um back-end dividido para gerenciador de ICE e Web App;
  • A capacidade de editar aplicativos da Web;
  • Suporte para tema de ícone com ícones automaticamente adivinhados para sites populares;
  • Downloads de favicon aprimorados;
  • A capacidade de mostrar ou ocultar a barra de navegação do Firefox;
  • Suporte completo de tradução para todos os principais idiomas.

Fossbytes

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile