O desenvolvedor do GNU/Linux, Arne Exton, lançou no fim de semana uma nova versão de sua distribuição DebEX GNU/Linux baseada no Debian. A distro adiciona os mais recentes arquivos de kernel do Linux, além dos desktops Budgie e Enlightenment. Em suma, a distribuição DebEX baseada no Debian adiciona o Budgie Desktop 10.5 e Linux Kernel 5.4.
Com base na mais recente série de sistemas operacionais Debian 10 “Buster”, o DebEX Barebone Build 191123 é sincronizado com os repositórios upstream a partir de 23 de novembro de 2019 e é fornecido com os mais recentes ambientes de desktop Budgie 10.5 e Enlightenment 0.23.1, como bem como o oitavo lançamento do kernel Linux 5.4, lançado no final de semana com vários novos recursos e melhorias.
Distribuição DebEX baseada no Debian adiciona o Budgie Desktop 10.5 e Linux Kernel 5.4
Adicionei o Enlightenment 0.23.1 como um ambiente de desktop extra. Isso torna esta versão do DebEX única, pois não há outra distribuição ao vivo com o Enlightenment 0.23.1 instalado”, disse Arne Exton no anúncio do lançamento . “A versão 0.23.1 (lançada em 190926) ainda não está incluída nos repositórios da Debian. Instalei o Enlightenment 0.23.1 a partir da fonte.
ISO menor, sessão live mais rápida a partir da RAM
Como na versão mais recente de sua distribuição do ExLight Linux, Arne Exton tornou a imagem ISO do DebEX Barebone mais refinada. Portanto, isso significa que agora oferece uma sessão live muito mais rápida ao executar o sistema operacional a partir da RAM (memória do sistema). Do mesmo modo, os ambientes de trabalho leves Budgie e Enlightenment ajudam a distribuição a ser muito mais rápida em hardware mais antigo.
Além disso, a edição DebEX Barebone com Budgie ou Enlightenment é fornecida com o instalador gráfico Calamares 3.2.4. Assim, permite que os usuários instalem o SO em seus PCs, se decidirem que é o sistema operacional certo para seu desktop ou laptop.
Com isso em mente, você pode fazer o download do DebEX Build 191123 agora mesmo se quiser experimentá-lo em seu computador pessoal ou em uma máquina virtual como VirtualBox ou VMWare.
Fonte: Softpedia