Distribuição Fedora 32 será lançada nesta terça-feira

Claylson Martins
3 minutos de leitura
Distribuição Linux Fedora 33 chega ao fim da vida útil e deixa de receber atualizações

Depois de ter sido anunciado um atraso de uma semana, a distribuição Fedora 32 será finalmente lançada nesta semana. De acordo com previsão dos responsáveis pela distro, a estreia acontecerá nesta terça-feira, dia 28 de abril, uma semana depois do previsto inicialmente.

Os erros do bloqueador em torno do problema da partição LVM e dos fundos F32 foram resolvidos desde a reunião Go e No-Go da semana passada. Sendo assim, foi decidido que o Fedora 32 está pronto para ser lançado oficialmente.

Distribuição Fedora 32 será lançada amanhã depois de sofrer atraso de uma semana

Distribuição Fedora 32 será lançada nesta terça-feira

Os que estão ansiosos para testar o Fedora 32 imediatamente já podem encontrar as imagens RC-1.6,.Não se preocupem, elas serão as mesmas que serão lançadas na terça-feira.

A Estação de Trabalho Fedora 32 (WorkStation) é fornecida com o EarlyOOM habilitado por padrão para melhorar o desempenho de pouca memória. Além disso, o GNOME 3.36 alimenta o ambiente de área de trabalho padrão e há diversas atualizações de pacotes, como o compilador de código GCC 10 quase final, Glibc 2.31 e muito mais.

Algumas das outras alterações do Fedora 32 incluem (finalmente) ativar o TRIM por padrão para SSDs, Python 3.8, padrões do firewalld para o uso de nftables, alterar os critérios de lançamento no Fedora Arm, MariaDB 10.4 e outras novas versões de software.

Veja mais alguns detalhes da nova distro que sai em breve

Distribuição Fedora 32 será lançada nesta terça-feira

O Fedora 32 está sendo lançado com a área de trabalho do GNOME Shell 3.36.1 e continua empregando a sessão Wayland por padrão, o kernel Linux 5.6, o Mesa 20.0.4 para os drivers de GPU de código aberto mais recentes, e está usando o GCC 10.0.1 em sua versão final.

O Fedora 32 também usa o Python 3.8.2 comparado ao Python 3.7 na versão anterior e possui várias outras atualizações de pacotes como o PHP 7.4.

O atraso no lançamento foi devido a problemas detectados de última hora.

Enquanto isso, já começaram os trabalhos de desenvolvimento do Fedora 33. A versão terá uma pequena mudança no sistema que fornece resolução de nomes rede para aplicativos “nss-resolve” por “systemd-resolved”.

Entre os benefícios da mudança para o sistema, estão:

  • o suporte ao DNS sobre TLS;
  • a capacidade de habilitar o cache local de consultas DNS;
  • e o suporte para vincular diferentes processadores a diferentes interfaces de rede.

Assim, dependendo da interface de rede, selecione um servidor DNS para acessar, por exemplo, consultas DNS para interfaces VPN serão enviadas por meio da VPN).

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.