Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

23/07/2021 às 18:28

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição Linux Debian 11.0 “Bullseye” ganha data de lançamento em agosto

Debian melhora documentação para informar aos usuários que seus sistemas podem não funcionar sem um firmware não-livre.

A equipe de lançamento do Debian acaba de anunciar a data oficial de lançamento da versão estável planejada para a distribuição Linux Debian 11. De acordo com o novo calendário que acaba de sair, os desenvolvedores de uma das mais famosas e queridas distribuições Linux pretendem lançar o Debian 11.0 “Bullseye” no sábado, 14 de agosto.

Ao anunciar esta data de lançamento, a equipe responsável agora será mais rígida sobre o congelamento atual e para aceitar as alterações e correções de bugs restantes. As solicitações de desbloqueio agora serão de forma mais restrita. Além disso, o prazo de solicitação de desbloqueio ficou para 3 de agosto.

Depois de muita espera, a distribuição Linux Debian 11.0 “Bullseye” ganha data de lançamento em agosto

Distribuição Linux Debian 11.0 "Bullseye" ganha data de lançamento em agosto

Portanto, os fãs devem estar comemorando este anúncio. Como será em meados de agosto, faltam apenas algumas semanas para que o Debian 11.0 chegue em sua versão estável para todos os usuários. Todo o processo também está mais rápido. Isso por conta do congelamento total do Debian 11 na semana passada. Por outro lado, versões anteriores do Debian levam até meses após esse ponto antes de serem finalmente lançadas.

O Debian 11.0 pegou como base o kernel Linux 5.10 LTS. Além disso, possui um leque enorme de atualizações de pacotes e outras melhorias em relação ao Debian 10 que completou dois anos de vida.

Distribuição Linux Debian 11.0 “Bullseye” está muito perto de chegar

Desde a semana passada já se sabia que o lançamento final estava muito próximo. É que depois de entrar nas fases de congelamento suave e congelamento rígido, a distribuição Linux Debian 11 “Bullseye” está agora totalmente congelada antes da versão oficial estável do Debian 11. Portanto, a distribuição Linux Debian 11.0 “Bullseye” está muito perto de ser lançada.O congelamento total marca o período um pouco antes do lançamento real. Os pacotes que desejavam entrar no Bullseye agora precisavam de uma revisão manual pela equipe de lançamento para prosseguir.

congelamento total do Debian 10 começou em março de 2019 enquanto a versão definitiva chegou em julho. Já com o Debian 9, o congelamento total foi em fevereiro de 2017, com o lançamento em junho. Portanto, eles parecem ter apressado o processo da distribuição Debian 11.

Novo instalador

Aatualização anterior contou com novidades em relação ao Debian Bullseye Installer para a série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo. Esta deve ser a versão padrão no lançamento do Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” em meados deste ano.

Então, essa mudança por si só traz melhor suporte de hardware. Entretanto, o Debian Installer Bullseye Release Candidate também adiciona suporte para vários computadores de placa única, como Banana Pi BPI-M2-Ultra, Banana Pi BPI-M3, Orange Pi One Plus, ROCK Pi 4a, ROCK Pi 4b e ROCK Pi 4c, bem como suporte para o processador Rockchip RK3399 encontrado em vários dispositivos.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.