Distribuição Linux Debian 11.3 lançada com muitas correções de bugs e atualizações de segurança

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O Debian 12 “Bookworm” só vai chegar no próximo ano. Porém, enquanto isso, os desenvolvedores não param e acabam de anunciar uma importante atualização da distribuição Linux Debian 11. Sendo assim, a distribuição Linux Debian 11.3 “Bullseye” acaba de ser lançada neste final de semana com muitas correções de bugs e atualizações de segurança. De acordo com o Projeto Debian, os números são enormes. São exatamente 83 atualizações de segurança e 92 correções de bugs.

O Debian 11.3, como de costume para os lançamentos pontuais do Debian GNU/Linux, trata apenas de fornecer correções de bugs e atualizações de segurança. O Debian 11.3 tem correções de segurança para o log4j do Apache. Este é um problema sério que atinge as distribuições Linux pelo menos desde o ano passado.

O projeto Debian tem o prazer de anunciar a terceira atualização de sua distribuição estável Debian 11 (codinome bullseye ). Esta versão pontual adiciona principalmente correções para problemas de segurança, juntamente com alguns ajustes para problemas sérios. Os avisos de segurança já foram publicados separadamente e são referenciados quando disponíveis.

Observe que o lançamento pontual não constitui uma nova versão do Debian 11, mas apenas atualiza alguns dos pacotes incluídos. Não há necessidade de jogar fora a velha mídia bullseye . Após a instalação, os pacotes podem ser atualizados para as versões atuais usando um espelho Debian atualizado.

Aqueles que frequentemente instalam atualizações do security.debian.org não terão que atualizar muitos pacotes, e a maioria dessas atualizações está incluída no lançamento pontual.

Distribuição Linux Debian 11.3 lançada com muitas correções de bugs e atualizações de segurança

Distribuição Linux Debian 11.3 lançada com muitas correções de bugs e atualizações de segurança

O Debian 11.3 também possui correções de segurança para ClamAV, FLAC, Glibc, Golang, XTerm e uma variedade de outros pacotes – incluindo uma vulnerabilidade de negação de serviço para o driver NVIDIA. O microcódigo de CPU Intel mais recente também está incluído como resultado de recentes divulgações de vulnerabilidades de segurança.

O Debian 11.3 também possui uma versão mais recente do Linux 5.10, documentação de instalação atualizada do Debian e outras atualizações de manutenção.

Downloads e mais detalhes sobre o Debian 11.3 via Debian.org.

Debian 10 também recebe correções

Para aqueles que ainda estão na antiga série estável, o Debian 10.12 também foi lançado neste final de semana com mudanças semelhantes. Mesmo com pacotes mais antigos, os recursos mais importantes receberam uma nova versão. Portanto, é hora de fazer a atualização.

O projeto Debian tem o prazer de anunciar a décima segunda atualização de sua distribuição oldstable Debian 10 (codename buster ). Esta versão pontual adiciona principalmente correções para problemas de segurança, juntamente com alguns ajustes para problemas sérios. Os avisos de segurança já foram publicados separadamente e são referenciados quando disponíveis.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.