Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

15/08/2021 às 10:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição Linux Debian 11 lançada oficialmente

Distribuição Linux Debian 11 lançada oficialmente


O Debian 11 “Bullseye” foi oficialmente lançado neste final de semana, depois de pouco mais de dois anos em desenvolvimento.

O Debian 11 traz muitos novos recursos conforme delineado esta manhã com a grande atualização para Linux 5.10 LTS, suporte ao sistema de arquivos exFAT, grupos de controle v2, yescrypt para hashing de senha e uma infinidade de pacotes atualizados. GNOME 3.38, KDE Plasma 5.20 e Xfce 4.16 estão entre as opções de desktop para o Debian 11.

Para downloads e conhecer melhor o novo Debian 11.0 acesse a página Debian.org.

Distribuição Linux Debian 11 lançada oficialmente depois de dois anos em desenvolvimento

Após de dois anos em desenvolvimento, o Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” está aqui com muitos componentes atualizados e novas tecnologias GNU/Linux para se manter atualizado. Ele é alimentado pela série de kernel Linux 5.10 LTS, que terá suporte nos próximos cinco anos, até dezembro de 2026, e oferece suporte de hardware aprimorado.

Em termos de software, todos os ambientes de desktop suportados foram atualizados para versões mais recentes, incluindo GNOME 3.38, KDE Plasma 5.20, Xfce 4.16, LXQt 0.16, LXDE 11 e MATE 1.24. Sob o capô, o Debian GNU/Linux 11 usa o compilador de sistema GCC 10.2, bem como GNU C Library 2.31, LLVM 11.0.1 e outras tecnologias.

Os novos recursos incluem impressão sem driver estendida para dispositivos USB com o novo ipp-usbpacote, digitalização sem driver estendida com o novo pacote sane-airscan, uso do novo formato yescrypt de hash de senha por padrão para melhor segurança, habilitação da funcionalidade de diário persistente do systemd por padrão, bem como um novo opencomando para abrir arquivos automaticamente da linha de comando com um determinado aplicativo (GUI ou CLI).

Para fornecer aos usuários uma hierarquia de controle de recursos unificada, o systemd agora usa como padrão os grupos de controle v2 (cgroupv2), mas você sempre pode reativar os cgroups legados usando parâmetros especiais do kernel.

Outras mudanças incluem:

Distribuição Linux Debian 11 lançada oficialmente

suporte original e nativo para o sistema de arquivos exFAT, sem o uso de FUSE (Sistema de arquivos no espaço do usuário), junto com as ferramentas necessárias para criar e verificar sistemas de arquivos exFAT e um novo método de entrada chamado Fcitx 5 , que pode ser usado para chinês, japonês, coreano e muitos outros idiomas.

Em auxílio à pandemia COVID-19, o lançamento do Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” vem com uma variedade de software desenvolvido pela equipe do Debian Med que pode ser usado para pesquisar o vírus COVID-19 no nível de sequência e para combater o pandemia com as ferramentas usadas em epidemiologia.

Além da adição de novos pacotes no campo das ciências da vida e medicina, mais e mais pacotes existentes ganharam suporte de Integração Contínua, disse o pessoal do Projeto Debian. O esforço continuará no próximo ciclo de lançamento, com foco em ferramentas de aprendizado de máquina que são usadas em ambos os campos.

O Debian Bullseye vem com uma nova arte criada por Juliette Taka. Além disso, muitas das páginas de manual de vários projetos foram bastante aprimoradas e várias traduções de idiomas foram atualizadas. Verifique as notas de versão completas para obter mais detalhes sobre esta versão, notas de atualização e problemas que você deve conhecer.

Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” está disponível para ARM de 64 bits, 32 bits, 64 bits, ARM EABI (armel), ARMv7 (armhf), MIPS Little-Endian, MIPS Little-Endian de 64 bits, 64- bit PowerPC Little-Endian e plataformas IBM System z (s390x), e pode ser baixado agora mesmo do site oficial como imagens ao vivo e apenas para instalação.

A distribuilção Linux Debian 12 “Bookworm” é a próxima versão em desenvolvimento com lançamento previsto para 2023.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.