Distribuição Linux Freespire 9.0 lançada com desktop Xfce 4.18

O sistema não inclui nenhum codec proprietário ou código de software que não seja de código aberto.

Acaba de ser lançada a distribuição Linox Freespire 9.0 e que vem com o ambiente de Desktop Xfce 4.18. O sistema tem como base o Xubuntu 22.04 LTS. A equipe de desenvolvimento do PC/OS Open Source anunciou sobre a disponibilidade para download do Freespire 9.0. Esta é a versão gratuita e de código aberto do sistema operacional comercial Linspire (anteriormente conhecido como Lindows).

Baseado no sistema operacional Xubuntu 22.04.1 LTS (Jammy Jellyfish) da Canonical, o lançamento do Freespire 9.0 está aqui para oferecer aos usuários uma experiência Ubuntu sólida com a adição do mais recente e melhor ambiente de desktop Xfce 4.18.

Distribuição Linux Freespire 9.0 lançada com desktop Xfce 4.18

Além disso, o Freespire 9.0 é alimentado pela série de kernel Linux 5.15 com suporte de longo prazo do Xubuntu 22.04. Por outro lado, de acordo com seus desenvolvedores, não inclui nenhum codec proprietário ou código de software que não seja de código aberto.

“Com estabilidade e funcionalidade em mente, nossa equipe tem trabalhado para torná-lo ideal tanto para entusiastas de código aberto quanto para usuários de desktop”, disse Roberto Dohnert. 

O Freespire 9.0 não inclui nenhum codec proprietário ou código de software que não seja de código aberto – embora, se necessário, eles estejam disponíveis nos repositórios do Ubuntu.

O sistema inclui vários aplicativos populares, como:

  • o navegador Mozilla Firefox;
  • o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird;
  • o cliente HexChat IRC;
  • o editor de imagens GIMP;
  • o cliente Transmission BitTorrent;
  • o reprodutor de mídia Parole;
  • o reprodutor de música Rhythmbox;
  • a suíte de escritório do ONLYOFFICE Desktop Editors;
  • e o utilitário balenaEtcher OS image flasher.

Para obter o programa

O Freespire 9.0 está disponível para download no site oficial ou clicando no link de download direto abaixo. Os desenvolvedores observam o fato de que a imagem ISO inclui todas as atualizações de segurança upstream a partir de 17 de janeiro de 2023.

Porém, fica uma questão. Por que alguém usaria o Freespire em vez do Xubuntu? E a resposta a essa pergunta é que você deve usar o Freespire se for um verdadeiro entusiasta e quiser usar apenas software de código aberto (OSS). 

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile