Distribuição Linux Manjaro 21.1 traz suporte aprimorado para Btrfs e backups automáticos

Claylson Martins
Por Claylson Martins

A distribuição Linux Manjaro 21.1 está a caminho como a versão mais recente deste sistema operacional baseado em Arch Linux. A distribuição Manjaro faz bastante sucesso entre os usuários por sua facilidade de utilização de desktop. Assim, a distribuição Linux Manjaro 21.1 traz suporte aprimorado para Btrfs e backups automáticos. Além disso, o novo Manjaro 21.1 tem o codinome Pahvo.

Manjaro 21.1 é uma atualização incremental sobre o Manjaro 21.0 do início deste ano. Além da variedade usual de atualizações de pacotes, uma área que nos entusiasma é o suporte aprimorado para o sistema de arquivos Btrfs.

Ao optar por usar Btrfs com Manjaro 21.1, agora há melhor suporte Btrfs de dentro do instalador Calamares, o layout de subvolume padrão foi aprimorado para reversões mais fáceis e menos espaço de instantâneo desperdiçado, suporte para arquivos de troca em Btrfs e backups automáticos de qualquer ação de atualização de pacote.

Distribuição Linux Manjaro 21.1 traz suporte aprimorado para Btrfs e backups automáticos

Distribuição Linux Manjaro 21.1 traz suporte aprimorado para Btrfs e backups automáticos

Também notável com Manjaro 21.1 é definir sua configuração de desktop GNOME 40 para Manjaro GNOME Edition.

Por outro lado, o KDE Plasma 5.22 alimenta a edição Plasma, e Xfce 4.16 para sua versão Xfce. O kernel Linux 5.13 está sendo oferecido com Manjaro 21.1, enquanto as opções de kernel Linux LTS mais antigas permanecem.

edição Plasma vem com a última série Plasma 5.22 , Frameworks 5.84 e Applications (Gear) 21.04 . Também atualizamos nosso tema padrão para corresponder ao tema Breeze mais original . Isso inclui também um novo papel de parede.

edição Gnome recebeu uma grande reformulação da atualização do Gnome 40 . O layout padrão foi redesenhado para seguir mais de perto os padrões anteriores, com alguns ajustes para reduzir o deslocamento do ponteiro para usuários que preferem usar o mouse com o gnome.

Para usuários que preferiam o antigo layout vertical da área de trabalho, temos o layout legado do Manjaro, que imita os padrões anteriores do gnome. Certificamo-nos de que todos os layouts fornecidos com o gnome-layout-switcher ainda funcionam após a transição para o Gnome 40.

O Firefox agora vem com o tema estilo gnome-desktop habilitado por padrão para uma aparência mais consistente com a área de trabalho, mas isso pode ser alternado com um clique no gnome-layout-switcher para usuários que preferem a aparência nativa do Firefox.

O Kernel 5.13 é usado para esta versão, como os drivers mais recentes disponíveis até o momento. Com 5.4 LTS-Kernel mínimo-ISOs, oferecemos suporte adicional para hardware mais antigo.

Mais detalhes sobre o próximo lançamento do Manjaro 21.1 podem ser encontrados em Manjaro.org.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.