Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

29/07/2021 às 07:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Btrfs adota suporte FS-VERITY e outras melhorias para Linux 5.15

Veja a lista completa de mudanças.

Btrfs adota suporte FS-VERITY e outras melhorias para Linux 5.15

Muitos novos códigos chegaram ao branch Git “for-next” do sistema de arquivos Btrfs antes da janela de mesclagem do Linux 5.15 que se abre em cerca de um mês. Assim, o Btrfs adota suporte FS-VERITY e outras melhorias para Linux 5.15. Essa é uma das principais adições que chegaram ontem no Btrfs for-next é o suporte inicial para fs-verity. O FS-VERITY é a camada de kernel que permite fornecer integridade transparente e proteção de autenticidade de arquivos somente leitura. 

Até o momento, o FS-VERITY acabou de trabalhar com EXT4 e F2FS, enquanto agora avançando, o sistema de arquivos Btrfs também suporta os bits necessários. FS-VERITY é semelhante ao DM-VERITY, mas funciona no nível do arquivo para oferecer proteção de autenticidade.

Btrfs adota suporte FS-VERITY e outras melhorias para Linux 5.15

Screenshot 20210728 094920 1024x547

Outra mudança na fila para Btrfs é permitir a leitura e gravação para tamanhos de setor de 4 K em sistemas de tamanho de página de 64 K. Outro material colocado na fila inclui a permissão de comportamento RAID0 e RAID10 degenerado, correções de fsync e outras correções.

Veja Btrfs for-next para as últimas mudanças que estão sendo testadas antes da janela de mesclagem do Linux 5.15.

Compilador GCC 11.2 lançado com mais de 95 correções de bugs

Outra novidade que deve fazer parte de distribuições Linux é o GCC 11.2 que agora está disponível como a versão estável mais recente da GNU Compiler Collection.

Vindo três meses após o GCC 11.1 como a primeira versão estável do GCC 11, o GCC 11.2 foi lançado esta manhã como uma versão pontual padrão.

O GCC 11.2 contém mais de 95 correções de bugs conhecidos, mas isso é tudo nesta versão. Existem várias correções de erros portadas para trás, enquanto todo o trabalho de novos recursos está reservado para o GCC 12 que permanece em desenvolvimento no branch principal do GCC Git com o objetivo de lançar no início do próximo ano.

O breve anúncio de lançamento do GCC 11.2 pode ser lido na lista de discussão do projeto.

Esta versão está disponível nos servidores WWW e FTP listados aqui:

https://sourceware.org/pub/gcc/releases/gcc-11.2.0/

https://gcc.gnu.org/mirrors.html

Lançado sistema de gerenciamento de banco de dados de Big Data Apache Cassandra 4.0

O Apache Cassandra 4.0 está finalmente disponível como o lançamento de recurso principal mais recente para este sistema de gerenciamento de banco de dados NoSQL amplamente usado.

O Cassandra 4.0 aprimora ainda mais o desempenho com operações de escalonamento até cinco vezes mais rápidas, taxa de transferência 25% mais rápida para leituras e gravações e também trabalho de menor latência. O Cassandra 4.0 também possui melhorias para produzir melhor consistência, melhor segurança e capacidade de observação, novas definições de configuração, melhor suporte à compactação e muito mais.

O Cassandra 4.0 está em desenvolvimento nos últimos três anos e também tem mais de mil correções de bugs junto com suas muitas melhorias notáveis. Mais detalhes sobre o Cassandra 4.0 junto com downloads via Apache.org.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.