in

Distribuição Linux Nitrux 1.3.2 descarta o Systemd e adiciona suporte ao Wayland

O ciclo de lançamento mensal da distribuição Linux Nitrux continua com o Nitrux 1.3.2, atualizando vários componentes principais e aplicativos para suas versões mais recentes.

Entre os vários componentes e aplicativos, está o kernel Linux 5.6.0-1021 do Ubuntu 20.04 LTS, KDE Plasma 5.19.4, KDE Frameworks 5.74.0, KDE Applications 20.11.70, Nvidia 450.66, LibreOffice 7.0.1 e Mozilla Firefox 80. Você pode baixar o Nitrux 1.3.2 agora mesmo do site oficial.

Distribuição Linux Nitrux 1.3.2

Ao mesmo tempo, a maior mudança está nos bastidores, já que a distribuição não é mais distribuída com o systemd como sistema de inicialização padrão. Em seu lugar, o sistema init baseado em dependência OpenRC agora é usado por padrão.

Distribuição Linux Nitrux 1.3.2 descarta o Systemd e adiciona suporte ao Wayland
Entre os vários componentes e aplicativos, está o kernel Linux 5.6.0-1021 do Ubuntu 20.04 LTS. Imagem: Nitrux.

Portanto, os desenvolvedores recomendam fortemente que você reinstale o sistema operacional:

Os usuários com instalações existentes continuarão a receber atualizações. No entanto, queremos enfatizar que recomendamos fortemente que você reinstale a distribuição devido a essa mudança fundamental no sistema operacional.

Além disso, essa mudança afetará algumas coisas. Por exemplo, programas que dependem do systemd não serão instaláveis, como aplicativos Snap.

Outra novidade é uma sessão opcional do Wayland chamada Plasma (Wayland), que você pode acessar na tela de login. Os desenvolvedores planejam mudar para o Wayland no futuro.

Além disso, a distribuição vem com o aplicativo NitroShare que permite compartilhar arquivos na mesma rede; o utilitário de linha de comando tree para ajudá-lo a listar recursivamente o conteúdo de um diretório em formato de árvore; um instalador Calamares aprimorado e Docker para quem deseja construir AppImages.

Em caso de dúvidas, entre no grupo do Sempre Update no Telegram.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: 9to5Linux

Distribuição brasileira clone do Windows, Linuxfx 10.5 é lançada

Lançada distribuição Porteus 5.0-rc2 baseada em Slackware

Distribuição Linux CoreELEC 9.2.4 adiciona Kodi 18.8