Distribuição Linux Siduction 2022.1 chega com Kernel 6.1 e os desktops Xfce 4.18 e LXQt 1.2

Sistema é baseado em Debian. Esta versão vem com arte do Debian GNU/Linux 12 "Bookworm" e usa os repositórios Debian Sid (Unstable).

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A distribuição Linux Siduction 2022.1 com base em Debian chega com Kernel 6.1, além de dois tipos de desktop: Xfce 4.18 e LXQt 1.2. Assim, ela está disponível para download um ano após o siduction 2021.3 “Wintersky”. Portanto, vem com muitos brindes para os fãs desta distribuição baseada em Debian Sid (Unstable) orientada para desktop.

Apelidado de “Masters of War”, o siduction 2022.1 é alimentado pela mais recente e melhor série de kernel Linux 6.1 para fornecer aos usuários o melhor suporte de hardware possível. As imagens ISO vêm com o kernel Linux 6.1.1 por padrão, que é a versão mais recente no momento da escrita.

Três edições emblemáticas são fornecidas com esta versão apresentando o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma 5.26.4 , que é acompanhado pelos mais recentes pacotes de software KDE Frameworks 5.101 e KDE Gear 22.12 para a melhor experiência de Plasma, bem como o recém-lançado Xfce 4.18 e LXQt 1.2 ambientes de área de trabalho.

“Esta edição, por razões óbvias, recebeu o codinome “Masters of War”. Isso remonta a uma música de Bob Dylan com o mesmo nome de 1962. Os usuários que estão conosco há algum tempo devem se lembrar que costumávamos usar canções de rock como codinomes para nossos lançamentos. Bem, hoje estamos voltando a essa tradição. O papel de parede deste lançamento combina a arte do Debian GNU/Linux 12 “Bookworm” com esta música de Bob Dylan, que é tão atual hoje quanto era em 1962”, diz a página de anúncio de lançamento.

Distribuição Linux Siduction 2022.1 chega com Kernel 6.1 e os desktops Xfce 4.18 e LXQt 1.2

Outra novidade no siduction 2022.1 é o frontend Nala para o gerenciador de pacotes apt do Debian (claro, você ainda pode usar o apt para baixar, instalar, atualizar e remover pacotes), a ferramenta Snapper para lidar com instantâneos do sistema ao instalar o siduction usando o sistema de arquivos Btrfs, bem como uma ferramenta chroot-helper na imagem ao vivo para facilitar o chroot em uma instalação existente do siduction sempre que seu sistema estiver quebrado.

Distribuição Linux Siduction 2022.1 chega com Kernel 6.1 e os desktops Xfce 4.18 e LXQt 1.2
Distribuição Linux Siduction 2022.1 chega com Kernel 6.1 e os desktops Xfce 4.18 e LXQt 1.2

Você pode baixar o siduction 2022.1 agora mesmo no site oficial ou clicando nos links de download direto abaixo, como KDE Plasma, Xfce, LXQt, Xorg e no X editions. Compilações não oficiais com os ambientes de desktop GNOME, Cinnamon e MATE estão disponíveis aqui. Todas as edições gráficas usam Xorg Server por padrão.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.