Notícias

23/10/2021 às 18:04

6 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Siduction – distro Linux baseada no Debian e ainda rolling release

Siduction usa o Debian Sid e garante estabilidade!

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Siduction é uma distribuição Linux baseada no Debian e que tem a missão de ser rolling release. No entanto, o que poucos sabem é que filosofia por trás do empacotamento é quase igual a do Ubuntu. O sistema Sidcution é tem como sua base os repositórios do Debian Unstable e com isso ele parece demais com o Ubuntu.

O Ubuntu, que ainda é uma das distribuições Linux mais utilizada em todo o mundo, também usa os mesmos repositórios do Debian para empacotamento. No entanto, é importante lembrar que o nome do repositório usando em ambas as distribuições é o Debian Sid.

siduction-distro-linux

Debian Sid?

Sim, Debian Sid não é nome codinome de lançamento Debian, é apenas o nome do repositório do Debian Unstable. Desta forma, todos os usuários do sistema Siduction não vão precisar trocar de ISO ou fazer upgrades constantes a cada lançamento do Debian. Desta forma, o sistema pode ser chamado de Rolling Release, pois ele permite aos usuários trocar de versões sem precisar fazer nada, ou quase nada.

Tudo o que é necessário ser feito é atualizar. Assim, caso você instale o Siduction, você terá apenas que manter o sistema atualizado e tudo estará em sua última versão. É um Debian com todos os pacotes mais recentes. A quem diga que ele não tem erros ou falhas, ainda que (usando) os repositórios de instáveis do Debian.

Assim sendo, se quer ter o Debian tradicional com pacotes altamente testados e alta estabilidade, pode experimentar o sistema que é amplamente aplaudido.

Quais os ambientes a distribuição Siduction possui?

A quem diga que é o número da perfeição, atualmente o sistema possui 7 ambientes contando com o X. Os ambientes são:

  • LXQt
  • Xfce
  • Xorg
  • no X
  • Cinnamon
  • KDE Plasma
  • LXDE

Observe que anteriormente havia o KDE Plasma Future, mas por enquanto está indisponível!

Sobre o Siduction Linux

O Siduction foi criado em julho de 2011 a partir de um outro sistema operacional, que também usava o Linux Kernel, o saudoso Aptosid. E assim, o sistema tem ganhado espaço e até admiradores, que gostam muito de como a comunidade é organizada e como as coisas funcionam por lá. Além disso, o Siduction está comprometido com os valores centrais do contrato social e o DFSG do Debian.

Por fim, confira a nota do último lançamento do Siduction, ele ocorreu em julho deste ano. E claro, não é um lançamento de versão de sistema, mas uma nova ISO para quem está chegando agora no mundo do sistema.

Quer saber mais sobre o Siduction ou fazer o download? Escolha um dos botões abaixo:

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×