Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

18/08/2021 às 11:02

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição Manjaro Linux 21.1 Pahvo lançada com Kernel 5.13 e GNOME 40

Distribuição Linux também possui instalador aprimorado.

Distribuição Manjaro Linux 21.1 Pahvo lançada com Kernel 5.13 e GNOME 40

O tão esperado lançamento do sistema operacional Manjaro 21.1 “Pahvo” agora está disponível para download e esta distribuição Linux vem com algumas novidades, entre elas, o kernel 5.13 e o ambiente de trabalho do GNOME 40. No entanto, há várias novidades para todos os sabores suportados, apresentando muitas melhorias e componentes atualizados.

Assim, a distribuição Linux Manjaro 21.1 “Pahvo” chega quase cinco meses depois de Manjaro 21.0 “Ornara” e é o primeiro lançamento da distribuição baseada no Arch Linux a ser enviada com o melhor e mais recente ambiente de desktop GNOME 40 que apresenta uma Visão Geral das Atividades redesenhada, bem como vários outras mudanças visuais.

Distribuição Manjaro Linux 21.1 Pahvo lançada com Kernel 5.13 e GNOME 40

Distribuição Manjaro Linux 21.1 Pahvo lançada com Kernel 5.13 e GNOME 40

O lançamento do Manjaro 21.0 “Ornara” foi lançado apenas com suporte para aplicativos GNOME 40, mas agora os usuários da edição GNOME podem finalmente desfrutar de um desktop GNOME 40 completo. E, para aqueles que não gostam do novo design da Visão Geral das Atividades, há também o bom e velho layout vertical da área de trabalho.

Além disso, o navegador Firefox foi atualizado na edição GNOME para oferecer aos usuários um tema estilo desktop GNOME, que é habilitado por padrão, para uma aparência mais consistente.

Enquanto a edição Xfce, que é a principal edição Manjaro, ainda usa o ambiente de desktop Xfce 4.16 mais recente, a edição KDE Plasma em Manjaro 21.1 “Pahvo” foi atualizada para a última e melhor série KDE Plasma 5.22, que agora apresenta um software melhor seleção e outras melhorias.

Sobre o kernel e outras mudanças

Além disso, a nova versão do Manjaro Linux é alimentada pela última série de kernel Linux 5.13 e vem com um instalador Calamares bastante aprimorado que agora apresenta suporte Btrfs aprimorado e seleção de sistema de arquivos para particionamento automático.

Para instalações Btrfs, o layout de subvolume padrão foi aprimorado para reversões mais fáceis e menos espaço desperdiçado em instantâneos. Além disso, arquivos de swap no sistema de arquivos Btrfs agora são suportados, diz o anúncio do fórum.

Manjaro 21.1 “Pahvo” agora está disponível para download no site oficial para aqueles que desejam implantar o sistema operacional de lançamento contínuo do Arch Linux em novos computadores. Ele está disponível como versões Xfce, KDE Plasma e GNOME, bem como uma edição Minimal que vem com o kernel Linux 5.4 LTS com suporte de longo prazo.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.