Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

02/08/2021 às 09:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Arch Linux ISO com kernel Linux 5.13 já está disponível para download

Arch Linux ISO com kernel Linux 5.13 já está disponível para download

A famosa e respeitada distribuição Arch Linux, altamente personalizável, leve e independente, tem um novo lançamento ISO para o mês de agosto de 2021, o primeiro a ser alimentado pelo kernel Linux 5.13.

Assim, o Arch Linux 2021.08.01 foi lançado e é o primeiro instantâneo ISO mensal da popular distribuição GNU/Linux a ser fornecido com a melhor e mais recente série de kernel Linux 5.13, que agora é usada por padrão. O Linux 5.13.6 está incluído neste instantâneo, mas o lançamento pontual do Linux 5.13.7 já atingiu os repositórios de teste no momento e logo chegará ao canal estável para você atualizar suas novas instalações para o kernel mais recente.

Arch Linux ISO com kernel Linux 5.13 já está disponível para download

Como você pode imaginar, o kernel Linux 5.13 apresenta melhor suporte de hardware, o que significa que o Arch Linux agora é compatível com mais sistemas e componentes. Os destaques incluem suporte FreeSync HDMI para GPUs AMD, suporte ACPI 6.4, suporte para teclado Thinkpad X1 Tablet Thin da Lenovo, Magic Mouse 2 da Apple ou controlador de jogo Luna da Amazon, bem como novos drivers virtio para alguns dispositivos de áudio e controladores Bluetooth.

Além disso, o lançamento de ISO do Arch Linux de agosto de 2021 inclui todas as atualizações e patches de segurança mais recentes que foram colocados nos repositórios da distribuição durante o mês de julho de 2021. Então, você não terá que baixar centenas de atualizações dos repositórios após o instalação. Em outras palavras, Arch Linux 2021.08.01 é o snapshot ISO mais atualizado do Arch Linux.

Com isso em mente, você pode baixar Arch Linux 2021.08.01 agora mesmo do site oficial, mas tenha em mente que este é indicado para aqueles que desejam implantar a distribuição GNU/Linux leve e personalizável em novos computadores, bem como para aqueles que desejam reinstalar.

Quem já possui a distribuição Arch Linux, precisa apenas atualizar suas instalações executando o comando a seguir em um emulador de terminal, e lembre-se de sempre manter suas instalações atualizadas.

sudo pacman -Syu

Sobre o kernel 5.13

Esta nova versão do kernel vem com uma série de mudanças internas dignas de destaque. Um dos mais importantes e esperados é que, por fim, será compatível com os processadores Apple M1 lançados em 2020. Além disso, o driver Intel também foi aprimorado para reduzir a temperatura, o driver AMD Energy foi eliminado por falta de suporte, e mais mudanças relacionadas ao processador foram implementadas, como:

  • Erros corrigidos no AMD Zen.
  • Perf compatível com Intel Alder e AMD Zen 3.
  • Melhorias no RISC-V.
  • Suporte em Loongson 2K1000.
  • PowerPC de 32 bits agora suporta eBPF e KFENCE.
  • Suporte ao Hyper-V em processadores ARM de 64 bits.
  • Suporte para o coprocessador AMD Crypto.
  • Suporte para bloqueio de barramento Intel.
  • Novo utilitário KCPUID.

Este novo kernel também atualizou tudo relacionado a drivers gráficos. Por exemplo, o suporte inicial para Intel Alder Lake S iGPU foi adicionado, bem como o suporte para gráficos discretos da Intel continuou. No caso da AMD, o suporte para FreeSync via HDMI e o suporte inicial para AMD Aldebaran foram finalmente adicionados.

Baixe a nova versão do Arch Linux

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.