Distribuição Nitrux 2.0 é lançada com Kernel Linux 5.16

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Saiu neste final de semana uma nova versão da distribuição Linux Nitrux. O anúncio é do desenvolvedor Uri Herrera e a distribuição Nitrux 2.0 foi lançada com o novo kernel Linux 5.16, além de muitas melhorias e correções. Então, o sistema operacional Nitrux tem como base o Debian e usa o ambiente KDE Plasma.

A exemplo de todas as versões anteriores, o Nitrux 2.0 é uma grande atualização. Lembrando que o sistema é livre de systemd e ajusta seu ambiente gráfico NX Desktop baseado no KDE Plasma para torná-lo mais moderno e utilizável.

Provavelmente, a maior mudança nesta versão é a implementação da mais recente da série de kernel Linux 5.16 como padrão (XanMod). Assim, a distribuição traz suporte de hardware de alto nível, juntamente com alguns recursos adicionados pela equipe Nitrux. É o caso do firmware adicional para GPUs AMD e a mais recente pilha de gráficos Mesa 21.3.5 (o Mesa 22.0-git também está disponível para instalação a partir dos repositórios para sangramento- jogadores de ponta).

Distribuição Nitrux 2.0 é lançada com Kernel Linux 5.16

Além disso, os desenvolvedores da Nitrux atualizaram a imagem ISO para incluir microcódigo AMD e Intel, bem como drivers i945, Nouveau e AMDGPU no initrd para fornecer melhor suporte para determinados sistemas que precisam desses firmware/drivers para inicializar corretamente o distribuição.

Portanto, de cara, pode parecer que o Nitrux 2.0 não trouxe grandes mudanças. Porém, ao observarmos bem, veremos pequenas alterações na interface. Por exemplo, os layouts do Latte Dock receberam atualizações. Assim, apresentam o menu do aplicativo (Launchpad Plasma). Poessui um novo botão para ativar o Parachute. Por fim, um atalho para a lixeira e um gerenciador de tarefas no meio.

Para aqueles que não gostam do layout padrão do Latte Dock, há um layout opcional que inclui controles de janela no painel inferior. Mais detalhes sobre a nova aparência podem ser vistos na página de anúncio de lançamento.

A distribuição inclui os controles da janela, título, menu global e bandeja do sistema. Essa é uma mudança importante da qual você deve estar ciente, pois mudará a maneira como você interage com a sessão do Nitrux.

Outros detalhes

Além disso, o Nitrux 2.0 vem com novas configurações de decoração de janela. Elas estão, assim, todas sem bordas. Houve, ainda, a desabilitação das decorações por parte do cliente (CSD) para os aplicativos Maui. Então, deve ter uma aparência mais consistente.

Queremos enfatizar que, caso o usuário não deseje usar janelas sem bordas, vá para Configurações do sistema> Aparência> Decorações da janela> Selecione ‘Nitrux’ e clique no botão ‘Editar’> Selecione qualquer opção diferente de ‘Sempre’ em ‘Ocultar janela barra de título’, disse o desenvolvedor Uri Herrera.

Entre outras mudanças, os desenvolvedores ajustaram a configuração padrão do Nitrux para fornecer aos usuários um desempenho mais suave. Também tem capacidade de resposta geral do sistema, alteraram o tema Powerlevel10k para o shell Zsh, atualizaram a configuração do OpenRC para o funcionamento adequado dos TTYs, corrigiram alguns bugs e reduziram o ISOs.

O Nitrux 2.0 apresenta o ambiente de desktop KDE Plasma 5.23.5 mais recente. Ele vem com os mais recentes pacotes de software KDE Gear 21.12.1 e KDE Frameworks 5.90. O ISO mínimo agora vem com JWM (Joe’s Window Manager) em vez de i3.

Baixar Nitrux 2.0

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.