Distribuição Puppy Linux 22.12 é a última versão estável do ano

Claylson Martins
5 minutos de leitura

Está disponível a última versão estável do ano da distribuição Puppy Linux, a 22.12. Esta é uma das distribuições Linux mais conhecidas e ocupa, atualmente, a 25ª posição do famoso site  de ranking chamado DistroWatch.

O que o torna um sistema popular para usuários de sistemas operacionais gratuitos e abertos são vários aspectos. Portanto, com este lançamento de sua nova versão “Puppy Linux 22.12″, espera-se retomar a frequência de antigamente.

Puppy Linux 22.12: uma distribuição leve ideal para uso doméstico

“O Puppy Linux é uma família exclusiva de distribuições Linux destinadas a computadores de usuários domésticos. Foi originalmente criado por Barry Kauler em2003.” E entre suas características principais e gerais, destacam-se as 5 mais relevantes a seguir:

Distribuição Puppy Linux 22.12 é a última versão estável do ano
  • É muito fácil de instalar e usar. Além de ser muito rápido e versátil.
  • É altamente personalizável e é excelente para conseguir remasterizações dele.
  • Ele oferece diferentes tipos, especialmente otimizados para uso em computadores mais antigos e mais novos. Além disso, possui centenas de derivados chamados de “puplets”, para estender o alcance a mais tipos de usuários e configurações de hardware.
  • É extraordinariamente pequeno (+/- 300 MB), mas está muito bem equipado para o trabalho inicial do usuário médio. Ou seja, procura estar pronto para uso, graças ao seu bom conjunto de ferramentas para o uso comum da computação diária.
  • Em seu modo ao vivo, ele carrega inteiramente na RAM, portanto, ao contrário de outras distros como essa, você não precisa continuar copiando suas coisas de CD/DVD/USB ou outra mídia usada. Além disso, é totalmente compatível com o uso de persistência neles.
  • tipos de sabores
    Atualmente, existem 3 (três) sabores (categorias) de distribuições oficiais do Puppy Linux , sendo estas as seguintes:

Distribuições oficiais: são aquelas mantidas pela equipe do Puppy Linux, geralmente destinadas a fins gerais e geralmente construídas usando o construtor de sistemas Puppy Linux, chamado Woof-CE.

Distribuições criadas com software de geração de sistema construído pela Woof : São aquelas desenvolvidas para atender necessidades e aparências específicas, também destinadas a fins gerais com alguns pacotes adicionais ou modificados.
Derivados não oficiais (Puplets) : São aqueles remasters (primários ou secundários), criados e mantidos por entusiastas do Puppy Linux, geralmente destinados a fins específicos.

E para mais informações sobre ele, você também pode visitar sua seção oficial no DistroWatch.

Distribuição Puppy Linux 22.12 é a última versão estável do ano

De acordo com o anúncio oficial deste lançamento, a nova versão denominada Puppy Linux 22.12 (S15Pup-22.12+1) traz-nos 10 novidades, entre muitas outras:

  • Está disponível nas versões de 64 e 32 bits;
  • Ele vem com processador de texto e planilha Abiword e Gnumeric;
  • Ele inclui a aparência “tradicional” do Puppy Linux;
  • Na área de multimídia, conta com os programas Ffmpeg, Pmusic e Mplayer;
  • Incorpora os Kernels dos ramos LTS da série 5: 5.15 para 64 bits, 5.10 para 32 bits;
  • Ele vem com o gerenciador de janelas Joe 2.4.3 (JWM). Além disso, vem com o plug-in ydrv LXDE;
  • Ele usa um navegador leve, mas inclui instaladores para outros, como Chromium, Firefox e Palemoon;
  • Inclui o software Samba, para obter o compartilhamento de arquivos com o Windows na rede local;
  • Ele é construído a partir dos pacotes binários Slackware-15.0 TXZ. Assim, possui compatibilidade binária com Slackware e acesso aos repositórios Slackware e Salix;
  • Ele integra muitos outros aplicativos e utilitários de software, como: Busybox, Curl, Dhcpcd, Didiwiki, Evince, Gcc, Geany, Ghostscript, Glib, Glibc, GParted, GTKDialog, MTPaint, Ncurses, Openssl, Parcellite, Rox-filer, Sed, Sylpheed, Syslinux, Transmission, Util-linux, Viewnior, XDelta e XSane.

Por fim, para acessar esta e outras versões e sabores do Puppy Linux, além de seu site oficial, este link pode ser usado diretamente.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.