Ubuntu Flavors

Após o lançamento da versão do Ubuntu 18.04 LTS, outros sabores baseados em Ubuntu seguiram os mesmos passos. Neste post, conheça algumas das novas versões de distribuições baseadas em Ubuntu. Assim, várias distribuições baseadas em Ubuntu também lançam novas versões

Ubuntu Kylin

O Ubuntu Kylin é uma edição do Ubuntu desenvolvida para usuários chineses. O projeto lançou uma nova versão, o Ubuntu Kylin 18.04, que acompanha o player de mídia Kylin Video, o Kylin Assistant para ajudar a configurar o sistema operacional e o Burner, uma versão customizada do software de gravação de discos Brasero.

Projeto Ubuntu Kylin

Baixar Ubuntu Kylin

Linux Lite

O Linux Lite é uma distribuição de desktop amigável para iniciantes, baseada nas versões de suporte a longo prazo (LTS) do Ubuntu. Os desenvolvedores do projeto publicaram um novo snapshot de desenvolvimento, o Linux Lie 4.0 Beta, que é baseado no Ubuntu 18.04 e introduz várias mudanças: Assim,  as mudanças incluem um novo ícone e tema do sistema, Timeshift para backups do sistema, Shotwell para gerenciar e executar edições básicas em imagens, Menu Libre para gerenciar entradas de menu, novos aplicativos Lite incluindo Lite Desktop que gerencia ícones comuns em Desktop, Lite Sounds para gerenciar sons em todo o sistema e muitos de nossos aplicativos existentes foram atualizados. Conheça todas as alterações no link do projeto abaixo: 

Linux Lite

Baixar Linux Lite

Ubuntu Studio

A equipe do Ubuntu Studio publicou a versão 18.04 de sua distribuição. Enquanto o Ubuntu Studio compartilha pacotes com o Ubuntu 18.04 LTS, este lançamento não é uma versão de suporte a longo prazo (LTS) e oferece suporte por apenas nove meses. Assim, veja as notas de lançamento com uma lista completa de alteraçõese problemas conhecidos. 

Baixar Ubuntu Studio

 

Xubuntu

ícones

A versão 18.04 do Xubuntu , uma variante do Ubuntu que acompanha o popular desktop Xfce, está pronta para download. O suporte será de 3 anos.

Destaques:

  • alguns aplicativos do GNOME foram substituídos por aplicativos MATE correspondentes para melhor consistência com um conjunto quase idêntico de recursos;
  • o plugin Sound Indicator é substituído pelo plugin Xfce PulseAudio no painel, melhorando o controle de volume e aplicativos multimídia do painel; 
  • o novo plug-in do painel xfce4-notifyd está incluído, permitindo que os usuários alternem facilmente o modo “não perturbe” para notificações, bem como exibam notificações perdidas; 
  • melhorou significativamente a edição do menu com uma nova versão do MenuLibre; 
  • melhor suporte para telas HiDPI, melhor consistência e outras melhorias do tema Greybird GTK+.

Confira as notas de lançamento para mais informações. Para baixar o novo Xubuntu, clique no link abaixo:

Baixar Xubuntu

Kubuntu

lançamento-oficial-kubuntu-17.10-linux-2017-

O Kubuntu 18.04, uma versão oficial do Ubuntu que apresenta o poderoso e personalizável desktop KDE Plasma 5, foi lançado. A nova versão introduz uma série de mudanças notáveis, como um tema atualizado, novos players de vídeo e música e extensas atualizações de software em todo o sistema.  O VLC é o reprodutor de mídia padrão e o Cantata Qt5, o reprodutor de música padrão. O Muon agora é enviado por padrão para aqueles que preferem um gerenciador de pacotes como uma alternativa à loja de software Plasma Discover. Então, confira estas e outras novidades nas notas de lançamento do Kubuntu. Para baixar o Kubuntu 18.04, acesse:

Kubuntu 18.04

Ubuntu Budgie

Já os fãs do Ubuntu Budgie não precisam esperar muito. Assim, o desenvolvedor David Mohammed anunciou o lançamento do Ubuntu Budgie 18.04, uma distribuição de Linux para desktops com o desktop Budgie. Ele é considerado simples e moderno, e tem como objetivo fornecer uma “experiência familiar, moderna e funcional. Então, confira todas as novidades nas notas de lançamento. Para experimentar o Ubuntu Budgie 18.04, acesse:

Ubuntu Budgie 18.04

Ubuntu Mate

lançado-ubuntu-mate-17.10

O desenvolvedor Martin Wimpress anunciou o lançamento do Ubuntu MATE 18.04, a versão mais recente da variante popular do Ubuntu com o ambiente de desktop MATE. Então, esta nova versão vem com o novo MATE 1.20.1. A mudança para o GTK+ 3 tornou possível introduzir muitos dos novos recursos. 

Assim, podemos destacar o suporte para libinput foi adicionado e agora é o manipulador de entrada padrão para mouse e touchpad. Então, isto resultou em uma maior capacidade de resposta e suporte para gestos de toque com vários dedos.

Então, o MATE Desktop também oferece aos usuários com deficiência visual o ambiente de desktop de código aberto mais acessível. MATE Desktop 1. Confira todas as novidades nas notas de lançamento. Para baixar o Ubuntu Mate 18.04, clique no link abaixo:

Ubuntu Mate 18.04

Lubuntu

Outra distribuição baseada em Ubuntu que foi atualizada foi o Lubuntu, que também gahou a versão Lubuntu 18.04 LTS. O anúncio foi feito pelo desenvolvedor Simon Quigley. O Lubuntu é uma distribuição de desktop com o LXDE (Lightweight X11 Desktop Environment). O lançamento da variante “Lubuntu Next”, com o desktop LXQt baseado em Qt em vez do LXDE, foi mais uma vez adiado. O Lubuntu 18.04 LTS é o 14º lançamento do Lubuntu, com suporte até abril de 2021.

Novos recursos:

  • um kernel Linux versão 4.15, permitindo o hardware e periféricos mais recentes da IBM , Intel e outros; 
  • O OpenJDK 10 é o JRE / JDK padrão, uma vez que o OpenJDK 11 atinja a disponibilidade geral em setembro de 2018,
  • ele se tornará o padrão em 18.04; 
  • O GCC agora está configurado como padrão para compilar aplicativos como executáveis ??independentes de posição (PIE), bem como com ligação imediata, para tornar mais efetivo o uso de ASLR (Address Space Layout Randomization).

Lubuntu 18.04

Pop! _OS Linux

Pop!

O revendedor de computadores System76 lançou o sistema operacional Pop! _OS Linux 18.04 para sua linha de computadores, bem como qualquer outra pessoa que queira instalar sua distribuição GNU/Linux baseada no Ubuntu. apresentando muitas mudanças, incluindo uma novíssima instalador, novos recursos de gerenciamento de energia, notificações de firmware e suporte adequado ao HiDPI.

Entre outras mudanças dignas de nota implementadas pelos engenheiros do System76 na maior versão do Pop! _OS Linux 18.04, podemos citar a criptografia completa do disco, bem como uma experiência de inicialização mais simplificada, onde o GRUB não é mais usado para gerenciar o processo de inicialização. Em vez disso, há o systemd-boot e o stub do kernel do System76, que manipula a instalação e as atualizações dos kernels em uma partição UEFI.

Há também várias mudanças visíveis ao usuário no Pop! _OS Linux 18.04 que tornam este lançamento especial em comparação com a versão anterior lançada há seis meses. Por exemplo, agora há uma versão light do Pop! Tema, a versão escura recebeu novas cores de fundo que são mais neutras, os itens do submenu agora são recuados para melhor visualização da hierarquia de informações.

Por último, mas não menos importante, há uma nova opção do tipo “Do Not Disturb” no centro de mensagens. Naturalmente, existem inúmeras outras melhorias que você terá que descobrir ao atualizar ou instalar uma nova cópia do Pop! _OS Linux 18.04 no seu computador pessoal. Você pode baixar Pop! _OS Linux 18.04 para sistemas Intel / AMD ou Nvidia de 64 bits aqui.

Pop! _OS Linux

Neste post, você conferiu alguns lançamentos de vários sabores do Ubuntu após o anúncio da nova versão principal do Ubuntu 18.04 LTS.
Participe das discussões em nosso grupo no Telegram: @sitesempreupdate.

 

 

 

 

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) foi lançado e com muitas novidades!

Previous article

Após 6 anos, sai o novo Gimp 2.10

Next article

You may also like