in

Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) foi lançado e com muitas novidades!

Hoje é o dia do lançamento oficial do Ubuntu 18.04 LTS, mas será que você sabe quais as novidades da nova versão ?

O lançamento do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) foi hoje, e muita gente já esta fazendo seus downloads e até fazendo os upgrades das versões anteriores do Ubuntu para a nova e mais recente, o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). Algumas novidades não só de recursos chegaram ao nova versão do Ubuntu e vamos fazer um breve compilado das mais importantes.

2018 foi um ano com novidades em tanto em torno de vulnerabilidades, quanto algumas falhas e erros de desenvolvimento envolvendo o Ubuntu, e claro, outros sistemas operacionais. O Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) não tem o Unity, mas já vem com o GNOME muito bem otimizado com modificações visuais que muita gente já estava esperando.

O lançamento do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) é mercado por um longo trabalho entre Canonical, comunidade Ubuntu e GNOME, pois ter um ambiente rápido, seguro e otimizado é o maior foco da Canonical atualmente, tendo em vista as milhares de solicitações saudosistas que ainda são feitas em torno do Unity.

Neste lançamento, o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) veio para sanar de vez as lacunas em torno de segurança, erros e otimizações. A ideia é tornar o Ubuntu mais agradável e confiável e tudo indica que eles estão conseguindo, isso porque não esta sendo difícil encontrar pessoas querendo atualizar suas versões para o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) e como sempre alguns questionamentos sempre são levantados.

O que você precisa saber em torno do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver)

A primeira coisa é que o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) possui suporte até 2023, e não pense que tudo vai ficar velho e parado no tempo, durante este período o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) receberá muitas atualizações importante, e podemos citar muitas atualizações em torno do Linux Kernel e também atualizações de drivers, tudo isso para deixar o Ubuntu funcionando de forma adequada.

Um outro detalhe, o X.org voltou a ser o padrão no Ubuntu, no entanto, os admiradores do Wayland ainda podem usar o servidor de exibição, ele permanece disponível nos repositórios do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). Além disso, a Canonical pretende lançar o Wayland como padrão no Ubuntu 20.04 LTS, isso mesmo, na versão que será lançada em 2020, já que seu teste no Ubuntu 17.10 foi um fiasco e muita gente não quis saber do novo servidor de exibição.

Para aqueles que apostam em um Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) do seu jeito, saiba que agora no instalador é possível fazer a instalação mínima, nesta modalidade o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) é instalado somente o navegador Firefox e alguns utilitários, o resto das aplicações o usuário terá que instalar.

Ambiente do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver)

Como já falamos, o Ubuntu 18.04 LTS vem com o GNOME 3.28, e isso vai facilitar muito a vida de quem usa o Ubuntu 17.10 que atualmente está com o GNOME 3.26, é raro ter problemas com upgrade nestes casos. Já para atualizar do Ubuntu 16.04 LTS que ainda vem com o Unity para o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). certamente alguns erros precisaram ser contornados, mas também será possível atualizar.

Dentre as novidades do GNOME 3.28 podemos citar que GNOME Shell agora suporta conexões Thunderbolt 3. Além disso, o novo aplicativo GNOME To Do do GNOME 3.28 também foi incluído por padrão no Ubuntu 18.04 LTS.

No que diz respeito à seleção de aplicativos, podemos mencionar que o GNOME Calendar agora suporta previsões do tempo, o aplicativo GNOME Characters é incluído como um substituto do utilitário Mapa de Caracteres mais antigo e o GNOME Boxes agora usa o spice-vdagent para oferecer melhor desempenho para clientes Spice. O LibreOffice 6.0 é a suíte de escritório padrão, o navegador padrão Mozilla Firefox 59.0.2 e o OpenJDK 10 é o JRE/JDK também fazem parte da coletânea padrão.

Mais novidades do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver)

Agora chegamos a alguns detalhes base, o Linux Kernel do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) é o 4.15, que inclusive anunciamos aqui que o seu fim da vida, mas a qualquer momento, a Canonical deve atualizar para a versão mais recente.

Separei mais alguns artigos que você pode querer ler, são eles:

Agora, se você já instalou o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) e esta sem saber o que fazer, saiba que chegou a gora de ver outros tipos de artigos:

Os usuários das versões anteriores ao Ubuntu 18.04 LTS, já receberam a notificação da nova versão, no entanto, ao acessar o site do Ubuntu, ainda não consta nenhuma informação, certamente amanhã o site deve passar por uma atualização.

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Como customizar a aparência do Debian 9 Xfce

Ubuntu Flavors

Distribuições Baseadas Em Ubuntu Também Lançam Novas Versões