in

Distribuições Linux atualizadas: Devuan, AryaLinux e NuTyX

Veja os detalhes de cada uma dessas distros. Além disso, temos atualização do NomadBSD,

Ao longo da semana, temos destacado algumas atualizações de distribuições Linux importantes. Neste post, trazemos mais três delas: Devuan, AryaLinux e NuTyX. Além dessas, da família BSD foi lançada nova versão do NomadBSD. Acompanhe a seguir os detalhes com as novidades sobre cada uma delas.

Devuan

Distribuições Linux atualizadas: Devuan, AryaLinux e NuTyX

O projeto Devuan, que reconstrói a distribuição Debian após remover o systemd e todos os componentes relacionados, anunciou a disponibilidade do primeiro instantâneo beta do Devuan GNU/Linux 3.0.0, codinome “Beowulf“. Sendo assim a versão beta do Devuan 3 ‘Beowulf’ está agora pronta para revisão.

O que há de novo em ‘Beowulf’?

  • Alterações no su-  que pode ser usado para obter o caminho do root ou o caminho completo para comandos se você usar apenas ‘su’;
  • PulseAudio – se você não tiver som, verifique se a seguinte linha em /etc/pulse/client.conf.d/00-disable-autospawn.conf está comentada como #autospawn=no;
  • observe que o Firefox ESR não requer mais o PulseAudio; portanto, você pode remover facilmente o PulseAudio e usar o ALSA.

O Devuan 3 ‘Beowulf’ está disponível para as plataformas i386, amd64, armel, armhf, arm64 e ppc64el. O caminho de atualização direta e fácil do Devuan ‘ASCII’ e o caminho de migração do Debian ‘Buster’ para o Devuan 3 ‘Beowulf’ estão disponíveis aqui“para informações adicionais.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.