Distribuições Linux populares estão perdendo interesse do público DistroWatch!

Rank do DistroWatch mostra que novas distribuições Linux derivadas, tem ocupado lugar de destaque de seus leitores!

Emanuel Negromonte
4 minutos de leitura

Distrowatch iniciou o seu sistema de classificação em 2002. Embora seja apenas um guia para o sucesso de uma distribuição, ele fornece uma visão histórica interessante de como a esfera Linux mudou nos últimos 14 anos.

Cada distribuição Linux tem um contador de páginas que conta os hits que recebe todos os dias e estes são contados e usados como hits por dia para os rankings do Distrowatch. Para evitar o abuso, apenas uma contagem de página é registrada em cada endereço IP por dia. Agora, os méritos dos números e a precisão deles podem estar em debate, mas espero que a lista a seguir seja uma visão interessante da história do Linux.

Esta lista analisa os rankings desde 2002 e destaca as distribuições que atingiram os dez melhores em qualquer ano. Existem alguns fatos interessantes para acompanhar esta lista. Por exemplo, há apenas 1 distribuição que esteve no top 10 durante todos os 14 anos, embora possa contar Red Hat e Fedora como uma distribuição, então você poderia dizer 2.

Outro fato interessante é que apenas 3 distribuições Linux já ocuparam o primeiro lugar no final de um determinado ano. Hoje, 28 distribuições apareceram no top 10 nos últimos 14 anos, provando que, embora possa ser fácil alcançar o sucesso, é ainda mais fácil cair no esquecimento.

Esta lista está em ordem alfabética porque seria difícil fazê-la em rankings, pois eles sofreram muitas alterações nesses 14 anos.

Distribuições Linux populares no DistroWatch em 2022

Quando nós analisamos as distribuições Linux populares, percebemos que no DistroWatch parece que os visitantes do site não estão tão interessados. Nos últimos 6 meses podemos observar o seguinte.

distribuicoes-linux-populares-estao-perdendo-interesse-do-publico-distrowatch

Note que o MX Linux recebe a atenção dos leitores do DistroWatch. A partir do 6º lugar, temos um impasse. Note que o Ubuntu e o Fedora estão na disputa. Subindo, vamos observar que o Linux Mint, distribuição baseada no Ubuntu ocupa o terceiro lugar.

Lembrando que, essas mudanças não significa a realidade do mundo, mas uma simples estatística sobre quais as distribuições Linux que andam sendo buscadas. Podemos observar que leveza sem perder a beleza, aliada de funcionalidade e estabilidade, é o alvo das buscas.

Por algum motivo, as pessoas estão interessadas em novidade. E, a gente que o mundo Linux é cheio de novidades e mudanças constantes. O Fedora, nos últimos tempos, tem sido a distribuição escolhida para quem quer sair do Ubuntu.

Vejamos a 10 anos atrás. Note que em 2012 o Mint já era a distribuição Linux mais popular. Além disso, também podemos observar grandes distribuições figurando a lista das 10 distribuições mais vistas no DistroWatch.

Mas, quando avançamos no tempo e vamos para 20 anos atrás, no ano de 2002 o cenário é outro totalmente diferente.

Observe que as distribuições Linux relacionadas eram as principais. Com o passar dos anos, isso foi sendo alterado. Algumas distribuições novas surgiram para suprir a necessidade de muitos.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.