in

Distro SparkyLinux 2019.11 “Po Tolo” chega com as últimas atualizações do Debian 11

Também inclui o Kernel 5.2.17 e Yad 5.0.

Distro SparkyLinux 2019.11 "Po Tolo" chega com as últimas atualizações do Debian 11

A equipe de desenvolvimento do SparkyLinux anunciou ontem a disponibilidade geral do lançamento em novembro da mais recente série de lançamentos rotativos SparkyLinux “Po Tolo”, com a versão 2019.11 recheada de atualizações.

No entanto, a série de sistemas operacionais SparkyLinux 2019 “Po Tolo” é uma versão de lançamento do SparkyLinux, baseada nos repositórios de software Debian Testing, onde o próximo sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” está atualmente sendo desenvolvido.

Pois, o SparkyLinux 2019.11 é agora o instantâneo mais atualizado, adicionando todas as atualizações de software e patches de segurança mais recentes dos repositórios Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” a partir de 2 de novembro de 2019.

Além disso, atualiza o kernel Linux para a versão 5.2.17 e o instalador do Calamares para a versão 3.2.16.

Entre outras mudanças incluídas no SparkyLinux 2019.11, podemos mencionar que a ferramenta obmenu-generator foi substituída por sparky-obmenu na edição do SparkyLinux Openbox devido à remoção da dependência da libgtk2-perl e à atualização do Perl para a versão 5.30 e do Yad 5.0, um fork do Zenity, disponível nos repositórios instáveis.

Os repositórios Sid estão de volta na distro SparkyLinux 2019.11 “Po Tolo”

Distro SparkyLinux 2019.11 "Po Tolo" chega com as últimas atualizações do Debian 11

Com esta versão, os desenvolvedores do SparkyLinux também adicionaram os repositórios de software Debian Sid (instáveis), que não estão ativos, mas podem ser ativados por quem sabe o que está fazendo.

Além disso, os repositórios instáveis do SparkyLinux agora contêm os mais recentes kernels Linux 5.3.8 e Linux 5.4 RC5.

Você pode baixar o SparkyLinux 2019.11 agora mesmo através do nosso portal de software gratuito. Está disponível em quatro edições, SparkyLinux 2019.11 XfceSparkyLinux 2019.11 LXQtSparkyLinux 2019.11 GUI (Openbox) e SparkyLinux 2019.11 CLI (somente texto).

Contudo, os usuários existentes não precisam baixar ou reinstalar, basta executar uma atualização completa do sistema:

sudo apt update
sudo apt dist-upgrade

Porém, em novas instalações, os usuários devem estar cientes de um problema conhecido no instalador do Calamares quando usados apenas no modo de criptografia.

Realizei alguns testes com diferentes combinações de partições com o instalador Calamares em um dispositivo criptografado – funciona se eu não usar a partição swap (particionamento automatizado apenas na máquina virtual testada), alertou o desenvolvedor no comunicado de lançamento.

Via: Softpedia

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Fork do Raspbian PIXEL para PC e Mac agora é baseado no Debian 10

Fork do Raspbian PIXEL para PC e Mac agora é baseado no Debian 10

Jogo de aventura surrealista 'Mosaic' será lançado para Linux em dezembro

Jogo de aventura surrealista ‘Mosaic’ será lançado para Linux em dezembro