in

Documentos vazados da AMD oferecem novos detalhes da Zen 3

Haverá suporte para DDR4-3200, que era nativamente compatível com Zen 2.

Documentos vazados da AMD oferecem novos detalhes da Zen 3
Lisa Su, presidente e CEO da AMD.

Documentos supostamente confidenciais da AMD vazaram e parecem oferecer detalhes sobre as mudanças na arquitetura Zen 3 que virão com a série Ryzen 4000.

Embora esse vazamento não pinte o quadro completo de como será a Zen 3, ele sugere que deve ser outra série de CPU forte para a AMD com muitas melhorias.

Documentos vazados da AMD oferecem novos detalhes da Zen 3

Os detalhes encontrados nos documentos reiteram algumas coisas que já sabemos, ao mesmo tempo que oferecem pedaços de novas informações. O documento parece ser uma referência de programação de processador.

Documentos vazados da AMD oferecem novos detalhes da Zen 3
Documentos supostamente confidenciais da AMD vazaram e parecem oferecer detalhes sobre as mudanças na arquitetura Zen 3 que virão com a série Ryzen 4000. Imagem: AMD.

As mudanças mais notáveis sugerem que as peças Zen 3 terão 16 núcleos, da mesma maneira que o Ryzen 9 3950X. Porém, teremos que esperar para ver; a AMD pode muito bem ter alguns truques na manga!

Além disso, a AMD está retrabalhando seu subsistema de cache: haverá um total de 32 MB de cache L3 compartilhados entre os núcleos. Curiosamente, a AMD também está reforçando o Scalable Data Fabric, que é o backbone de comunicação do Infinity Fabric, responsável pelo transporte de dados e coerência entre núcleos, controladores de memória e outros elementos de E/S. Os documentos observam que o Scalable Data Fabric agora pode lidar com 512 GB por canal DRAM.

Ainda mais, a arquitetura Zen 3 parece estar aumentando a interface de memória com dois controladores de memória unificados, com cada um suportando um canal DRAM e cada canal suportando dois DIMMs. Também haverá suporte para DDR4-3200, que era nativamente compatível com Zen 2.

Além de alguns solavancos na velocidade do clock, parece que a arquitetura Zen 3 melhorará a coerência e a latência sob o capô. Espera-se uma melhoria mensurável do IPC em relação às peças Zen 2.

Fonte: Tech Spot

AMD confirma revelação da Radeon 6000 e lançamento do Zen 3 para outubro

Laptop Linux TUXEDO Pulse 14 baseado em AMD pesa apenas 1.1Kg

Overclockers empurram DDR4 para frequência recorde usando Ryzen 4000 da AMD

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Fabricante de hardware Razer sofreu um vazamento de dados

Fabricante de hardware Razer sofreu um vazamento de dados

trump-revoga-licenca-da-intel-para-fornecer-chips-para-huawei

Nos próximos 20 anos, a indústria móvel deve pertencer à China