in

Dois novos projetos levam o Android para o computador

Novo projeto SPURV traz aplicativos Android para o Linux Desktop. Já o AndEx Pie funciona como sistema a parte e precisa ser instalado..

andex-pie-9-0-novo-projeto-para-instalar-o-android-no-seu-pc

O sonho de poder rodar aplicativos Android em distribuições Linux como o Ubuntu está um passo mais próximo da realidade, graças a um promissor novo projeto de código aberto chamado ” SPURV “. O ‘SPURV’ é um ambiente Android experimental em contêiner que pode rodar aplicativos para Android juntamente com aplicativos regulares de desktop para Linux sob o Wayland. Outros projetos como o Android-x86 ou o AndEX fazem isso também. Agora, do mesmo modo, acaba de chegar o AndEX Pie 9.0, um projeto mais novo baseado no Android-x86. Neste caso, ele precisa ser instalado e não roda dentro do Linux.

SPURV

É o trabalho da Collabora, uma empresa de consultoria e desenvolvimento de software de código aberto sediada no Reino Unido, que revelou seu novo projeto experimental em um post no blog. Assim, n’ao h[a mais como reclamar que faltam aplicativos deste tipo para o Linux. Mas não seria ótimo se você também pudesse acessar o ecossistema de aplicativos para Android? Executar seus aplicativos Android favoritos no desktop do Ubuntu em modo de janela, com integrações nativas? Bem, é isso que o SPURV parece pronto para ativar.

Uma alternativa de caixa de entrada

Anbox é o projeto de software livre que você provavelmente pensou quando leu o título acima. É a solução mencionada com frequência para a pergunta “como executar aplicativos Android no Linux?”

No entanto, apesar de todas as promessas que o Anbox mostra – o que é muito -, ele continua um pouco longe de ser o prrograma mais amigável para executar arquivos .apk no sistema Linux que muitos gostariam que fosse.

SPURV: Execute aplicativos Android no Linux

Superficialmente falando, o SPURV é similar ao Bluestacks, um emulador que pode rodar aplicativos Android em desktops Windows no modo ‘windowed’. Assim, cria um dispositivo Android virtualizado no seu sistema Linux. Aplicativos Android são instalados e executados por essa camada.

Mas o SPURV não é um aplicativo que você pode baixar e executar hoje. É mais uma coleção de ferramentas que podem ser usadas para configurar um contêiner Android, instalar aplicativos Android dentro dele e, em seguida, executar esses aplicativos em um desktop Wayland Linux.

A técnica ainda permite que os aplicativos Android aproveitem os recursos de hardware do sistema Linux subjacente, como as pilhas de áudio, rede e gráficos, como mostra o diagrama:Uma visão geral da pilha do SPURV.

Diagrama de como o SPURV separa contêiner, sistema operacional e kernel

A principal “desvantagem” do SPURV é, como todas as experiências virtualizadas/emuladas, o fato de você estar executando um sistema Android completo em cima de um sistema Linux completo. Portanto, este não é um recurso eficiente.

Porém, eis que o Google, por meio de seu esforço bem-sucedido do Android para Chromebooks, mostra que os contêineres e os ambientes virtuais podem ser adaptados para executar aplicativos Android no Linux de uma maneira funcional, eficiente e perfeitamente integrada. Os limites do sistema operacional não são tão insuperáveis agora como eram antes; assim, não há razão para o Linux não se juntar à diversão.

Primeiros dias para um projeto promissor

Os limites do SO não são tão distintos agora como eram antes. O ChromeOS pode executar aplicativos Android, o Windows 10 pode executar ferramentas nativas do Linux CLI e versões recentes do macOS vêm pré-carregadas com uma seleção de softwares iOS populares.

Não há razão para o Linux não se juntar à diversão, né?

São os primeiros dias para o SPURV. O projeto acaba de ser anunciado publicamente. Como tal, não há Flatpak ou tempo de execução perfeitamente empacotados para baixar e instalar em seu sistema.

Se você estiver interessado em aprender mais, se envolver com o desenvolvimento ou construir o projeto a partir da fonte, confira a página do Gitlab do projeto para obter mais informações. Lá você encontrará o código-fonte e um guia sobre como configurar as coisas.

AndEX Pie

O AndEX Pie 9.0 já está disponível e vem com muitos aplicativos instalados por padrão. Todos populares, como Firefox ou Clash of Clans. E falando dos aplicativos instalados, temos que falar sobre um pequeno problema: o Google Apps não está disponível. Você não tem o Google Play Store, mas tem a loja Aptoide instalada por padrão, uma loja alternativa onde todos os aplicativos são gratuitos e onde você encontrará alguns que o Google não aceita em sua loja oficial.

O AndEX Pie 9.0 inclui o Aptoide como uma loja de aplicativos

O AndEX Pie pode ser instalado e executado em praticamente qualquer computador, algo que também podemos fazer para o dualboot. Você também pode executá-lo como Live USB ou instalá-lo em um pendrive. O problema é que, para instalá-lo como nativo, você precisa configurar o GRUB manualmente. Então, por motivos de segurança, não recomendamos a usuários não familiarizados. As notas de instalação que você tem aqui.

O AndEX Pie 9.0 não é gratuito. Tem um preço de US $ 9. Além disso, não é dada a opção de testar antes do uso e alguns apps podem não funcionar corretamente.

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Como corrigir erro e destravar o /var/lib/dpkg/lock, no Ubuntu, Debian, Linux Mint e derivados!

teclado-e-mouse-oficiais-do-raspberry-pi-estao-disponiveis-para-encomenda

Teclado e mouse oficiais do Raspberry Pi estão disponíveis para encomenda