Os sistemas operacionais derivados do BSD continuam ficando para trás do Linux. Principalmente quando estamos a falar sobre o suporte a drivers gráficos. No entanto, desta vez os gráficos Intel Whiskey Lake deveriam estar na moda há muito tempo – e acredita-se que estejam. Entretanto, a adição de PCI IDs foi esquecida. Porém, o sistema DragonFlyBSD agora tem suporte para Intel Whiskey Lake Graphics.
Em dezembro de 2020, houve uma sincronização dos drivers gráficos da Intel PCI IDs do Linux 5.8 para o kernel DragonFlyBSD da época. Deveria ter sido uma atualização direta para expandir o suporte dada a semelhança dos gráficos Intel Gen9 na época e o DragonFlyBSD portar rotineiramente o código do driver gráfico do kernel Linux i915 da Intel.
O compromisso do ano passado tinha o objetivo de trazer suporte para gráficos Coffee Lake, Amber Lake, Whiskey Lake e Comet Lake nos processadores Intel. Infelizmente, os IDs PCI Whiskey Lake não foram incluídos na lista de drivers na época.
DragonFlyBSD tem suporte para Intel Whiskey Lake Graphics
Agora, um ano depois, surgiu este commit no feriadão de Natal. Ele adiciona os três relevantes Whiskey Lake PCI IDs. Ele vai garantir que os gráficos estejam funcionando neste sistema operacional BSD.
Portanto, para quem executa o DragonFlyBSD em laptops, os gráficos Intel Whiskey Lake devem finalmente funcionar com o código do kernel mais recente. Para quem não sabe, o Whiskey Lake foi lançado no final de 2018. Ele faz parte da família derivada do Skylake para processadores móveis. Surgiu após Kaby Lake R e antes de Comet Lake e Ice Lake.
Como foi dito anteriormente, o kernel Linux caminha lentamente quando falamos na atividade do driver gráfico da Intel para DragonFlyBSD. Isso acontece porque há muitos obstáculos envolvidos. Também há um contínuo jogo de recuperação contra o kernel Linux upstream. Embora esteja no espaço de DRM para DragonFlyBSD, houve avanços recentes com o AMDGPU finalmente adicionado ao DragonFlyBSD.
Suporte de áudio Intel Alder Lake N estará no kernel Linux 5.17
Algumas atualizações em relação ao áudio no Intel Lake N estarão presentes no kernel Linux 5.17 do ano que vem. Outra variante do Alder Lake P já havia chegado ao driver hda_intel. O suporte a Alder Lake P já estava em vigor, mas outra PCI ID acabou sendo introduzida (0x51cd). Isso agora está presente para o Linux 5.17 e pode ser facilmente retransportado, se necessário.
O suporte Alder Lake N adiciona um novo PCI ID (0x54c8). Da mesma forma, existe agora a regra para usar o driver Sound Open Firmware (SOF) baseado em DSP ou o driver intel_hda simples para outros sistemas. Intel também está preparando suporte gráfico para Alder Lake N e outras adições de kernel necessárias para ADL-N.
A janela de mesclagem do Linux 5.17 abre formalmente em janeiro, enquanto o kernel estável deve ser lançado no final de março.
Via Phoronix