in

Driver de gráficos Intel Linux prepara suporte a multi-GPU

Confira as novidades sobre esse novo driver.

Driver de gráficos Intel Linux prepara suporte a multi-GPU

Até agora, o driver gráfico Intel Linux não precisou se preocupar com o suporte a vários dispositivos simultaneamente. Até agora, isso não foi possível de ser implementado. No entanto, com o primeiro hardware GPU discreto da Intel Xe previsto para o próximo ano, o driver do kernel “i915” começou a ver trabalhos de reestruturação para suportar configurações multi-GPU. Assim, espera-se que este será integrado à Intel com uma GPU Xe em breve. Portanto, o driver de gráficos Intel Linux prepara suporte a multi-GPU.

Pelo menos a primeira geração ou duas da Xe Graphics, o driver Intel “i915” de renderização direta de longa data será usado. Este driver DRM i915 tem visto as mudanças desde o ano passado para trabalhar em direção ao suporte ao Xe. Isto é feito a partir da introdução do conceito de memória local do dispositivo para outros bits na preparação para suporte a GPU discreto. O que há de mais recente em relação ao patch da Intel é trabalhar no suporte a vários adaptadores com o driver simultaneamente.

Driver de gráficos Intel Linux prepara suporte a multi-GPU, segundo últimas informações

Driver de gráficos Intel Linux prepara suporte a multi-GPU

Entre os patches monitorados, confirma-se que, de fato, é para os futuros cenários do tipo Xe iGPU + dGPU:

Com o sistema de gráficos discretos, é possível ter GPUs integrada e separada tratadas pelo i915 .

Pelo menos com as APIs modernas de hoje, não estamos antecipando muita coisa a respeito do espaço do usuário. Por enquanto, não há informações de a Intel estar em busca de qualquer recurso do tipo SLI/CrossFire.

Com o OpenCL for compute e o Vulkan para gráficos que já lidam melhor com várias GPUs do que com APIs anteriores, eles devem estar em boa forma para aproveitar o potencial de desempenho de várias GPUs ao oferecer suporte às extensões de API relevantes.

O kernel Linux Xe deve mudar com o passar do tempo. Assim, o lançamento inicial do produto seja esperado em 2020.

Fonte

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Intel lança 11 novos processadores Icelake

Intel lança 11 novos processadores Icelake

Steam propõe mudanças no kernel Linux

Steam propõe mudanças no kernel Linux