Driver RNDIS da Microsoft será removido do Linux Kernel, saiba o que aconteceu!

Driver Microsoft que permite que computadores estabeleçam conexão por USB com telefones deve ser removido do Linux Kernel! O famoso Tethering não poderá ser feito por USB se a remoção for aprovada!

O famoso driver Microsoft Remote Network Driver Interface Specification ou apenas RNDIS, tem data para ser removido do Linux Kernel. Mas, apesar de parecer algo muito importante e ainda algo grave, já começamos informando que a remoção do RNDIS do Linux Kernel talvez não atinja você.

O que é o driver Remote Network Driver Interface Specification e qual o impacto da remoção do Linux Kernel?

O RNDIS é um protocolo USB da Microsoft, logo ele é distribuído como totalmente proprietário. Ele é responsável por adicionar Ethernet virtual a todos os computadores que o executam. A remoção do RNDIS do Linux Kernel afeta apenas quem usa o USB para utilizar a internet do seu smartphone.

Em resumo, o RNDIS permite que você compartilhe a internet do seu telefone com o seu computador, neste caso com o Linux Kernel. A funcionalidade existe há muito tempo no Microsoft Windows e também no Linux Kernel, mas parece que não anda sendo tão utilizado assim. Mas nem só de estatística vive os devs do Linux Kernel.

Outros motivos para a remoção do RNDIS do Linux Kernel

Na última segunda-feira, Greg Kroah-Hartman começou a pedir a remoção do RNDIS. Segundo Greg, o serviço é considerado inseguro, vulnerável em qualquer sistema operacional. E que a questão atinge que utiliza o código da Microsoft como Host ou em dispositivos que não são seguros.

Ele também destaca que o Windows só precisava do Remote Network Driver Interface Specification (RNDIS) no Windows XP, hoje em dia não é mais necessário. Destacou também que esse tipo de conexão, por USB, já está desativado no Android há muito tempo, e ele acredita não haver nenhum sistema que precise do driver na atualidade.

RNDIS é bagunçado

A mídia voltada para a Comunidade Linux internacional, destacou em vários posts que a implementação do driver é considerado bagunçada. Mas, não pense que é apenas no Linux Kernel, mas em qualquer sistema que o implemente. Além disso, conexão por USB não anda sendo tão utilizado como antes. Há um tópico criado no Reddit onde o assunto está sendo amplamente comentado.

Neste fórum, alguns usuários discordam do Greg dizendo que muitos telefones Android ainda utilizam o USB para compartilhar suas conexões com computadores. Além disso, também disseram que o RNDIS ainda é utilizado em larga escala, especialmente quando comparado com o CDC NCM, o protocolo mais recente.

Conclusão

Se você utilizar o famoso emparelhamento por USB, saiba que o martelo ainda não foi batido. Sempre que um driver precisa ser removido ou é discutido, muito tempo deve levar para que uma decisão seja tomada. Ainda não sabemos em qual versão do Linux Kernel o RNDIS será removido. Por fim, se você precisa do driver, lembre-se que existem as versões LTS do Linux Kernel onde certamente o driver estará presente, e poderá ser utilizado.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile