in

Driver Vulkan Linux da Intel oferece novo suporte

Mudança deve chegar com novo Mesa 20.0.

Lançamento do Vulkan 1.1.130 com nova extensão de ferramentas

O driver Vulkan Linux da Intel oferece suporte ao da linha do tempo. Esta é uma mudança a ser esperada com o Mesa 20.0, que será lançado no próximo trimestre. Assim, teremos em breve o suporte ao ‘da linha do tempo’ da Vulkan (VK_KHR_timeline_semaphore) para o driver de código aberto “ANV” da Intel.

Driver Vulkan Linux da Intel oferece suporte ao  de linha do tempo. O que vem a ser isso?

Driver Vulkan Linux da Intel oferece suporte ao semáforo de linha do tempo

O suporte ao semáforo da linha do tempo da Vulkan é o modelo de sincronização mais recente para a API gráfica da Vulkan e baseado em primitivas anteriores. O Vulkan Timeline Semaphore estende o VkSemaphore e suporta sinal/espera de threads do host, melhor suporte à plataforma, um contador monotonicamente crescente do que pode ser usado para propósitos mais descritivos e outras melhorias de design.

O VK_KHR_timeline_semaphore está disponível desde o Vulkan 1.1.124. O Mesa 19.3 possui o suporte Radeon “RADV” Vulkan, enquanto o lançamento do recurso Mesa 20.0 do próximo trimestre é o suporte Intel ANV.

Driver Vulkan Linux da Intel oferece suporte ao semáforo de linha do tempo

O suporte da Intel foi mesclado na segunda-feira ao Mesa Git. Mais detalhes sobre o suporte ao Vulkan Timeline Semaphore através deste deck de slides (PDF) de James Jones da NVIDIA.

GPU Adreno 640 da Qualcomm está funcionando facilmente com os drivers Freedreno OpenGL/Vulkan

Driver Vulkan Linux da Intel oferece suporte ao semáforo de linha do tempo

A GPU Adreno 640 usada pelos SoCs Snapdragon 855/855 + da Qualcomm agora está trabalhando com os drivers Freedreno Gallium3D OpenGL de código aberto e “TURNIP” Vulkan com o mais novo código de desenvolvimento Mesa 20.0.

Além das próximas GPUs Adreno 680/685 para laptops Windows com Snapdragon, o Adreno 640 está no topo da linha de produtos da série Adreno 600. O Adreno 640 é baseado em 7nm e possui mais ALUs do que o Adreno 630 e mais antigo, uma classificação de 899 a 1037 GFLOPS e outras melhorias.

Com a pilha de drivers de código aberto Freedreno já tendo o suporte da série Adreno 600, a adição de 640 GPU acabou sendo bastante trivial.

O suporte do Adreno 640 foi adicionado na segunda-feira para o Mesa 20.0-devel para o driver Freedreno, tanto para o driver Gallium3D OpenGL quanto para o driver TURNIP Vulkan. O Freedreno 640 segue os mesmos caminhos de código de driver que o 630.

Com isso, o driver é bom o suficiente para que o GLMark seja executado no Freedreno OpenGL e VKcube com o driver TURNIP Vulkan.

O suporte ao Coreboot está sendo trabalhado no Fwupd/LVFS

Driver Vulkan Linux da Intel oferece suporte ao semáforo de linha do tempo

Ao tornar mais fácil atualizar o firmware do sistema Coreboot, está finalmente sendo elaborada a capacidade de atualizar o Coreboot através do LVFS (Linux Vendor Firmware Service) com o Fwupd.

Patrick Rudolph, da 9elements Cyber Security, está trabalhando para permitir que as atualizações de firmware do Coreboot ocorram no LVFS. Como o Coreboot é de código aberto e popular entre os entusiastas do Linux, surpreendentemente demorou tanto tempo para obter um plug-in do Coreboot no Fwupd e a outra infraestrutura trabalha para permitir que as atualizações do Coreboot aconteçam, assim como as atualizações proprietárias do BIOS estão cada vez mais acontecendo através do Fwupd + LVFS com os principais fornecedores proprietários de BIOS e os principais OEMs, todos suportando esse processo de atualização de firmware Linux.

O esforço ainda é um trabalho em andamento e também algumas alterações no kernel parecem ser necessárias, pois o Linux não está expondo todas as informações do Coreboot ao espaço do usuário necessário para lidar adequadamente com as atualizações do Coreboot.

Mais detalhes sobre esse esforço em 9esec.io .

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

criptominerador no Linux

Pesquisadores descobrem Rootkit oculto em criptominerador no Linux

Como acessar a conta do Google Drive no Ubuntu 18.04

Como acessar o Google Drive no Ubuntu 18.04