DuckDuckGo acusa o Google de criar uma "bolha de resultados"

O Google sabe muito bem quem somos e quais são nossos gostos. Isso tem aspectos positivos e negativos. Cada vez que fazemos uma pesquisa no serviço, a empresa nos oferece resultados personalizados. Assim, supostamente usa  nossas pesquisas anteriores ou nossa localização atual. Porém, o site DuckDuckGo acusa o Google de criar uma “bolha de resultados”.

Quando queremos evitar que isso aconteça, o mais comum é abrir uma janela no modo de navegação anônima. No entanto, um estudo publicado recentemente pela DuckDuckGo garante que permaneceremos presos em sua bolha de resultados, mesmo nesse modo.

87 pessoas procuraram o mesmo de maneiras diferentes
DuckDuckGo acusa o Google de criar uma "bolha de resultados"

O experimento conduzido pelo DuckDuckGo é muito fácil de entender. Assim, várias pessoas de diferentes partes dos Estados Unidos pesquisaram o mesmo termo, ao mesmo tempo e sem estar logado (ou no modo incógnito).

Teoricamente, o Google deveria oferecer o mesmo resultado para essas pessoas. Porém, não foi o que aconteceu. A maioria dos participantes obteve resultados únicos e “essas discrepâncias não podem ser explicadas por alterações na localização, no horário ou no login do Google”.

Image 5 12 18 12 05 Preso

A primeira página de resultados foi diferente de acordo com o usuário, embora todos estivessem navegando no modo de navegação anônima. O estudo continua, e eles pediram 87 pessoas para procurar por “controle de armas”.  Havia grupos logados, sem fazer login e no modo de navegação anônima.

Image 5 12 18 12 04 Pegada

Curiosamente, eles não encontraram mudanças importantes ao fazer pesquisas dessa maneira. O DuckDuckGo garante que as “pequenas” alterações encontradas tenham a ver com a fonte das notícias e a localização desses links. O resultado foi praticamente o mesmo tendo efetuado ou não o login ou estar no modo de navegação anônima.

Falsa sensação de segurança

O DuckDuckGo conclui que a navegação anônima não tem praticamente nenhum efeito em nossos resultados de pesquisa e acredita que há muita confusão em torno desse tipo de navegação:

Muitas vezes ouvimos sobre a confusão que o modo de navegação privada permite anonimato na Web. Porém, essa descoberta mostra que o Google adapta os resultados de pesquisa independentemente do modo de navegação. Não se deve entorpecer as pessoas com uma falsa sensação de segurança de que o chamado modo “incógnito” nos dá anonimato.

Fonte

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Red Hat adquire provedora de gestão de dados em cloud híbrida NooBaa

Previous article

Free Software Foundation recebe nova doação em bitcoins

Next article

You may also like

More in Notícias