Os responsáveis pelo buscador DuckDuckGo deram um passo adiante e estão criando um novo navegador de área de trabalho focado na privacidade ‘mais rápido que o Chrome’, sem ter como base o Chromium. Porém, há algo não muito agradável para usuários do Linux neste primeiro momento. É que, de acordo com as primeiras informações, ele estará disponível somente para Windows e MacOS. E, assim, o DuckDuckGo cria navegador com foco na privacidade e livre do Chromium.
Nos último tempos, a equipe de desenvolvedores trabalha em outros projetos como a extensão para navegadores mais tradicionais como o Chrome, o aplicativo móvel, o serviço de proteção de e-mail (beta) e a proteção de rastreamento de aplicativos (beta). Todos estes são alguns dos serviços úteis nos quais eles têm trabalhado. Conforme mencionado em sua postagem oficial, deve ser a escolha ideal para entusiastas de privacidade.
Navegador de desktop DuckDuckGo terá mecanismos de renderização específicos do sistema operacional
DuckDuckGo não criará seu mecanismo de renderização do zero; em vez disso, ele planeja contar com mecanismos de renderização fornecidos pelo sistema operacional para construir o navegador (principalmente WebKit). Eles também garantem que isso deve permitir a remoção de itens desnecessários normalmente disponíveis em navegadores populares:
Em vez de bifurcar o Chromium ou qualquer outra coisa, estamos construindo nosso aplicativo de desktop em torno dos mecanismos de renderização fornecidos pelo sistema operacional (como no celular), o que nos permite remover muito do lixo desnecessário que se acumulou ao longo dos anos nos principais navegadores.
O conjunto de recursos deve ser semelhante ao que você encontra no DuckDuckGo Privacy Browser no celular.
Seu objetivo é oferecer a você configurações prontas para usar com privacidade, sem nenhum truque de marketing. Você deve ser capaz de excluir rapidamente sua atividade de navegação e guias ativas usando o botão de disparo.
Como fizemos no celular, o DuckDuckGo para desktop redefinirá as expectativas do usuário em relação à privacidade online diária. Sem configurações complicadas, sem avisos enganosos, sem “níveis” de proteção de privacidade – apenas proteção de privacidade robusta que funciona por padrão em pesquisa, navegação, e-mail e muito mais. Não é um “navegador de privacidade”; é um aplicativo de navegação diário que respeita sua privacidade, porque nunca é um momento ruim para impedir que as empresas espionem seu histórico de pesquisa e navegação.
Não está claro se o serviço de proteção de e-mail e outros recursos exclusivos do aplicativo móvel serão transferidos para o navegador da área de trabalho.
Além disso, Gabriel Weinberg (fundador do DuckDuckGo) deu a entender que o navegador DuckDuckGo parece ser mais rápido do que o Google Chrome de acordo com os testes iniciais. Por outro lado, pode-se esperar uma experiência mais limpa e privada comparativamente.
Disponibilidade de plataforma cruzada
DuckDuckGo confirmou oficialmente que está trabalhando no navegador para Windows e macOS (já em beta fechado) para lançamento em 2022.
Nenhuma indicação foi feita para esperar um aplicativo oficial para Linux.
Considerando que eles estão lançando um navegador de desktop que prioriza a privacidade, é estranho ver a falta de suporte para Linux. No entanto, esperamos que isso seja revisto em breve.