Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

11/08/2021 às 20:30

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

DXVK-Native estreia para facilitar a portabilidade de jogos Direct3D-To-Vulkan no Linux

Vulkan 1.2.190 lançado com suporte ao produto ponto inteiro SPIR-V

DXVK provou ser um grande sucesso para melhorar a experiência de execução de jogos Windows Direct3D 9/10/11 no Linux, traduzindo essas chamadas D3D para Vulkan. DXVK-Native é o esforço de spin-off mais recente em torno de fornecer uma compilação nativa baseada em DXVK para Linux para ajudar em portas de jogos que ainda podem contar com seu caminho de renderização Direct3D.

O DXVK-Native é o recurso que a Valve já está usando para oferecer um caminho de renderização Vulkan com Portal 2 e Left 4 Dead 2 no Linux e até no Windows. Existem também alguns outros jogos até agora que contam com DXVK-Native para Linux e / ou suporte do Google Stadia.

DXVK-Native tem o primeiro lançamento para facilitar a portabilidade de jogos Direct3D-To-Vulkan no Linux

O DXVK-Native complementa o DXVK para ajudar os estúdios de jogos que desejam oferecer uma compilação Linux nativa ou suporte “Vulkan”, mas ainda estão passando por seu caminho de código Direct3D. DXVK-Native é descrito como substituindo “certos Windows-isms por uma plataforma e substituição agnóstica de framework”.

Mais detalhes sobre DXVK-Native e sua primeira versão podem ser encontrados no GitHub do projeto. DXVK Native 1.9.1a é o lançamento inaugural com binários para o Steam Runtime sendo fornecidos e Windows. O DXVK-Native atualizado será enviado em breve para as atualizações do jogo Portal 2 e Left 4 Dead 2.

Driver Raspberry Pi V3DV próximo ao suporte para Vulkan 1.1

DXVK-Native estreia para facilitar a portabilidade de jogos Direct3D-To-Vulkan no Linux

O driver V3DV de código aberto existente no Mesa para fornecer suporte à API Vulkan para gráficos Broadcom VideoCore modernos – mais notavelmente encontrados no Raspberry Pi 4 e mais recente – está se aproximando da conformidade com o Vulkan 1.1.

Os desenvolvedores da Igalia têm continuado a trabalhar no driver Mesa V3DV sob contrato com a Raspberry Pi Foundation. Durante este verão, eles implementaram muito mais extensões Vulkan, incluindo alocações dedicadas, cercas externas e semáforos, multivisualização, ponteiros variáveis ??e outros, conforme exigido pelo Vulkan 1.1. Além disso, também há o suporte básico para subgrupos e sombreadores de geometria.

O driver V3DV está quase pronto para oferecer suporte aos recursos necessários para o Vulkan 1.1, mas ainda não passou pelo conjunto de testes de conformidade do Vulkan 1.1 totalmente nem confirmou os resultados do Vulkan 1.1 CTS com o Grupo Khronos por ser uma implementação oficial em conformidade. Em qualquer caso, está se aproximando, como notado hoje no blog do Igalia.

Driver AMDVLK 2021.Q3.4 corrige a camada gráfica

A única correção/alteração com esta atualização AMDVLK 2021.Q3.4 é para consertar a camada de gráficos comutável quebrada – a camada Vulkan que permite alternar facilmente entre os drivers AMDVLK e RADV Vulkan quando coexistentes no mesmo sistema. A correção foi de autoria do empreiteiro da Valve Joshua Ashton conhecido por seu trabalho em DXVK e projetos relacionados. Está escrito no patch:

Corrigir camada de gráficos comutáveis ??horrivelmente quebrada – Esta camada trava tudo para mim agora, incluindo vulkaninfo, isso porque está totalmente quebrada quando RADV ou lavapipe aparece antes de AMDVLK na ordem do dispositivo porque … Você ** não pode ** passar o valor de pPhysicalDeviceCount do chamador descendo a cadeia! Você DEVE consultar TODOS os dispositivos físicos de antemão e ENTÃO filtrar, você não pode consultar apenas o número de dispositivos físicos que você devolve porque você já os removeu (!!!) Isso também adiciona o tratamento correto para retornar VK_INCOMPLETE que estava faltando. Também limpa os 3 loops fazendo a mesma coisa em um.

Ai, em qualquer caso, esta camada de driver Vulkan comutável agora está em melhor posição com AMDVLK 2021.Q3.4. Esta atualização do driver AMDVLK pode ser baixada na forma de código-fonte ou binários do Ubuntu e RHEL/CentOS através do GitHub.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.