Editor de partição de código aberto GParted 1.6 melhora suporte exFAT e corrige bugs

Editor de partição de código aberto GParted 1.6 melhora suporte exFAT e corrige bugs

Editor de partição de código aberto GParted 1.6 melhora suporte exFAT e corrige bugs. O software editor de partição de código aberto GParted 1.6 foi lançado hoje como uma atualização de manutenção que corrige vários bugs para melhorar o suporte para vários sistemas de arquivos.

As principais mudanças na versão 1.6 do GParted incluem uma correção para uma falha que ocorreu ao lidar com 0000-0000 exFAT UUID, uma mudança que impediria o GParted de forçar um intervalo de 1 MiB ao mover o limite da partição para a direita, bem como a remoção da opção “Tentativa Recurso Data Rescue” e o uso do gpart, pois ele não é mais necessário.

Esta versão do GParted também corrige a redefinição do texto ausente da barra de progresso ao aplicar uma operação, atualiza o mascaramento de montagem do systemd e a localização da regra udev, move os metadados do AppStream para fora do caminho legado e corrige falhas de trabalhos de teste de CI do GitLab em testes de unidade BlockSpecial.

Editor de partição GParted 1.6 melhora suporte exFAT e corrige bugs

Editor de partição de código aberto GParted 1.6 melhora suporte exFAT e corrige bugs

A partir desta versão, o GParted agora requer C++ 11 para compilação. Os desenvolvedores também atualizaram o arquivo README para documentar futuras dependências de tempo de compilação do Debian/Ubuntu e fizeram algumas arrumações nas classes de interface do sistema de arquivos.

Você pode estudar o changelog se tiver alguma dúvida sobre as alterações incluídas nesta atualização. Enquanto isso, você pode baixar o GParted 1.6 agora mesmo no site oficial, onde também encontrará o utilitário GParted Live se quiser usar o GParted diretamente de uma unidade flash inicializável.

No entanto, o projeto GParted Live ainda não foi atualizado para incluir a versão 1.6 do GParted, então você terá que usar uma versão mais antiga até que os desenvolvedores a atualizem, o que não deve demorar muito.

Se você não sabe, o GParted pode ser usado para redimensionar, copiar/colar, mover, excluir, verificar e rotular partições de disco sem qualquer perda de dados, bem como para definir novos UUIDs. Atualmente suporta sistemas de arquivos EXT2/3/4, Btrfs, XFS, ReiserFS/Reiser4, linux-swap, LVM2 PV, NILFS2, exFAT, FAT16/32, NTFS, HFS/HFS+, UDF e UFS. Mais detalhes estão disponíveis no site oficial.